Uma Pré-História do Turismo no Brasil revela que fenômenos sociais se constroem historicamente

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/09/2007

Este livro não traz respostas definitivas. É um ensaio, a busca de um caminho ou de uma metodologia que permitam encontrar um parâmetro possível para conceber uma história do turismo no Brasil. Ou uma pré-história, no caso específico do período aqui tratado.

Fenômenos sociais se constroem historicamente. São formados e se transformam em condições singulares de espaço e de tempo. E o turismo não é exceção.Entre recreações aristocráticas e lazeres burgueses, o Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX assistiu ao aparecimento de usos e costumes que, posteriormente, evoluiriam na direção do turismo, como a vilegiatura e o interesse pelas águas minerais e balneários marítimos. Mas, naquele momento, estavam longe de representar práticas turísticas.

Meticuloso, Uma Pré-História do Turismo no Brasil: Recreações Aristocráticas e Lazeres Burgueses não cede às facilidades do saber acabado. Constrói esse conhecimento por meio de um diálogo permanente entre o autor, suas fontes e o leitor, concorrendo para uma compreensão mais precisa e generosa da história e do próprio turismo.

Serviço:

Uma Pré-História do Turismo no Brasil
Recreações Aristocráticas e Lazeres Burgueses
(1808 – 1850)
Haroldo Leitão Camargo
Editora Aleph - Série Turismo
384 páginas
R$ 59,00

Sobre o autor:

Haroldo Leitão Camargo, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos – NEE da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Patrimônio e Turismo em cursos e programas de pós-graduação, atuou como historiador do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT; e como pesquisador e apresentador na divisão de ensino da TV Cultura, Fundação Padre Anchieta. É autor do livro Patrimônio Histórico e Cultural – Coleção ABC do Turismo, também publicado pela Editora Aleph, e de inúmeros outros artigos editados por meio impresso e eletrônico.


Fonte: Yáskade Carnizello

E-mail: