Dicas para quem vai fazer uma viagem de ecoturismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/08/2007

O ecoturismo é uma atividade do segmento turístico que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. O mundo é repleto de riquezas e biodiversidade, facilitando a prática dessa atividade.

A AuroraEco leva o turista nos melhores lugares da América do Sul, em um conceito conhecido por viagens ativas, que une atividades físicas moderadas + alta gastronomia + hospedagens de luxo.

Roberto Bitelman, sócio-diretor da empresa, dá algumas dicas para quem quer embarcar numa viagem ecoturística:


- Roupas: “Os tecidos mais apropriados para este tipo de viagem são os que absorvem suor e permitem a respiração do corpo”. Dê preferência sempre para modelos mais folgados, que não prendam os movimentos. Quando estiver em regiões de muito sol, sempre é bom utilizar roupas claras, que refletem o calor, embora não protejam dos raios ultravioletas.

Para os lugares frios, sempre tenha na bagagem jaqueta de material impermeável, que ajuda a proteger do vento e manter o calor do corpo.

Não esqueça de colocar na mala um boné ou um chapéu, pois o sol pode estar muito forte. “Em qualquer ocasião, o filtro solar é indispensável”.


- Sapato: Para praticar qualquer atividade de ecoturismo, é necessário e importante estar bem preparado com um bom tênis. Desconforto, umidade e bolhas nos pés podem acabar com passeios até de curta duração.

“Todo tênis oferece conforto, mas poucos são seguros para caminhadas”. Botas de tecido de couro, com solado antiderrapante e suporte acolchoado para os tornozelos são as mais indicadas para o ecoturismo, já que protegem o tornozelo de possíveis torções, alem de manterem os pés mais firmes nos terrenos mais íngremes. Spray de silicone para impermeabilização ajuda a manter o sapato ou a bota seca.


- Fotografia: As melhores fotos acontecem ao amanhecer ou ao entardecer. Evitar sempre utilizar flash que possa interferir na luz natural.

- Levar: água, agasalho impermeável, alimentos energéticos, barrinhas de cereais, sementes, frutas secas, chocolates e biscoitos, sacola de plástico para recolher o lixo, lanterna, “de preferência com pilhas sobressalentes”.

Esses detalhes deixam a viagem mais cômoda e prazerosa, pois diminuem a preocupação e aumentam a diversão.

Fonte: Visar Planejamento