Obra traz experiências dos projetos Excelência em Turismo e Vivências

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/04/2007

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), e os parceiros Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras deTurismo), lançaram, na última quinta-feira (29), em São Paulo (SP), o livro "Benchmarking em Turismo - Aprendendo com as melhores experiências". O evento fez parte da programação do 27º Encontro Comercial Braztoa e contou com a presença de mais de 100 profissionais de turismo.

Participaram o secretário Nacional de Políticas de Turismo do ministério, Airton Pereira, a presidente da EMBRATUR, Jeanine Pires, o presidente da Braztoa, José Zuquim, a consultora de Turismo do Sebrae Nacional, Valéria Barros, entre outras autoridades. Todos destacaram a importância do benchmarking, aplicado ao turismo. O conceito está ligado à observação de práticas consagradas para alcançar níveis de maior qualidade nos empreendimentos.

"Este livro marca o ingresso de uma nova solução para o Sebrae. A metodologia do benchmarking será incorporada a outros programas", adiantou Valéria.

O livro reúne experiências dos projetos "Excelência em Turismo - Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais", desenvolvido pela EMBRATUR, e "Vivencias Brasil - Aprendendo com o Turismo Nacional", do ministério.

Enquanto o primeiro busca aprimorar o receptivo internacional brasileiro a partir do conhecimento da prática de destinos consagrados mundialmente, o segundo incentiva o desenvolvimento de localidades nacionais a partir de modelos de sucesso do próprio País. Ambos têm Sebrae e Braztoa como parceiros.

Com esse espírito, em dois anos de atividade, o "Excelência em Turismo" mobilizou 115 profissionais de turismo em 10 viagens técnicas para diferentes países. Já o "Vivências Brasil", criado no início do ano passado, envolveu 55 profissionais em 06 viagens por destinos nacionais de melhores práticas.Os participantes sempre assumem o compromisso de disseminarem, na volta, as práticas observadas, por meio de palestras e oficinas.

Para a presidente da EMBRATUR, o livro é mais uma ferramenta de multiplicação das experiências: "Um dos nossos desafios é trabalhar pela constante melhoria na qualidade dos serviços que ofertamos ao turista. Este livro contribui enormemente para que os empresários possam sempre aprimorá-los", disse Jeanine. Já o secretário Airton Pereira, destacou a importância da junção da "política pública de turismo com a realidade de mercado", possibilitada por meio da parceria com a Braztoa.

O livro traz informações dos destinos visitados, depoimentos de participantes e textos reflexivos de profissionais dos órgãos e instituições envolvidas. Ele será distribuído pelos parceiros, que também vão disponibilizar, em breve, uma versão eletrônica da obra em suas páginas na Internet.

Diário de bordo:

As viagens técnicas e segmentos estudados pelo "Excelência em Turismo" foram: Costa Rica (Ecoturismo, Lodges e Gestão de Parques Nacionais); Peru (Ecoturismo e Turismo Cultural); México (Mergulho); Nova Zelândia (Turismo de Aventura); Espanha (Turismo
Cultural, sob a ótica da formatação de rotas e roteiros); Argentina (Pesca Esportiva), em 2005, e África do Sul (Ecoturismo e Turismo de Aventura); Caribe (Sol e Praia); Estados Unidos (Eventos e Entretenimento); e Espanha (Eventos Culturais e Esportivos), em 2006.

Por sua vez, o "Vivências Brasil" realizou as seguintes viagens técnicas: Vale do Café (RJ - Turismo Rural); Entrada Real (MG - Turismo Cultural); Fernando de Noronha (PE - Mergulho e Ecoturismo); Bonito (MS - Ecoturismo e Aventura); Costa dos Corais (AL - Sol e Praia); e Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses (CE/PI/MA - Sole Praia).

Fonte: Embratur