Santos (SP) sediará a segunda edição do Fast Havaiana

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/03/2007

A Segunda edição do evento Fast Havaiana acontece no dia 1° de abril de 2007, em Santos, São Paulo. Organizado pela MKTE, empresa pioneira em marketing esportivo, recebe mais de 100 inscritos, divididos em 12 equipes, para competirem canoagem havaiana, categoria OC6(Outrigger Canoe Six).

O Fast Havaina 2007 inicia os campeonatos naúticos de canoagem em mar aberto. A denominação abrange centenas de adeptos que têm foco no esporte, o qual possui mais de 3 mil anos de história e mundialmente mais de 25.000 adeptos.

Principalmente na Polinésia Francesa, onde sua popularidade é semelhante ao futebol no Brasil, e ainda 10.000 pessoas no Havaí, 5.000 atletas na Austrália, além de outros 30 países que apresentam um forte crescimento.

Com 3 mil anos de história, a canoa havaiana chegou ao Brasil em 2001. Nesta modalidade, é fundamental o trabalho em equipe. As equipes experientes, que possuem grande sincronismo entre os remadores e técnica de remada, possibilitam que a canoa deslize na água podendo atingir até 21 km por hora.

De acordo com Luis Mielli, diretor da MKTE Eventos Esportivos, a canoagem é um dos esportes mais completos que existe, porque trabalha toda a parte superior do corpo sempre atrai praticantes de esportes naúticos.

“A canoagem havaiana, diferentemente das demais modalidades de remo e caiaque, não exige qualquer treino específico para iniciar a sua prática. A competição demanda integração e sincronismo entre os membros de cada equipe, valorizando o esforço coletivo de cada componente da embarcação, ” declara Mielli.


A prova

A competição de velocidade acontece na Praia de Aparecida em Santos e tem apoio da Prefeitura Municipal de Santos e da Fitness Shop. O evento começará às 8 horas, momento em que os atletas já estarão prontos para a prova.

A prova é toda visivel da faixa de areia, pois as canoas tem raias independentes e o comprimento de cada raia é 250 metros. As largadas acontecem na areia, onde os atletas correm em direção as canoas, levantam e as arrastam até a beira do mar, onde entram rapidamente e começam as remadas.

Após percorrer o percurso de 1km, a linha de chegada acontece na areia, momento em que a equipe se aproxima e um dos integrantes desce da canoa, corre em direção a torre com sino, indicando a sua chegada. Vence a equipe que completar o trajeto no menor tempo. As categorias disputadas são Profissional, Feminino e Amador.


Esporte Milenar:

A canoa havaiana no início de sua história funcionava como um meio de transporte na Polinésia, tendo sido responsável pela colonização das ilhas do Pacífico, principalmente o Havaí, o que contribuiu consideravelmente com a popularização do surf.

A principio a canoa havaiana era usada para viagens a grandes distâncias e para transporte no Oceano Pacífico. Surgindo competições entre ilhas e cidades, muitas provas de canoa havaiana compreende distâncias acima de 20 km.

As canoas contam com seis remadores e cada um tem uma função especifica. Os canoístas, que ficam nas extremidades são os pontos determinantes para a boa evolução. O remador 1, na parte dianteira da canoa, é responsável pelo ritmo (frequência da remada) e determina se ela deve ser mais ou menos intensa.

As canoas de 6 remadores medem quase 14 metros de comprimento, com 50 cm de largura, pesam entre 150 e 180 quilos e comportam um estabilizador lateral ou "ama" fixado por duas traves de madeira (iakos).

Atualmente, existem escolas de esportes espalhadas no litoral paulista, principalmente nas cidades de Santos, Bertioga, São Vicente e Ilha bela. E nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal.


Sobre a MKTE

A empresa atua há 10 anos em marketing esportivo e passou por todas as evoluções do modelo de negócio desde a época do boom do esporte e da disseminação do conceito de qualidade de vida, que hoje atinge mais de 60% da população do Brasil.

A empresa dirigida por Luis Mielli e Marcelo Saad pode explicar quais os serviços novos de marketing esportivo e sobre a modalidade canoagem havaiana.

Fonte: Luciana Cortona

E-mail: