Editoria: Vininha F. Carvalho 29/03/2007
Para promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência, a ADD –Associação Desportiva para Deficientes vai agitar a Reatech 2007VI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade com atividades e apresentações paradesportivas e de dança para deficientes, além de promover a exposição e oficinas de trabalhos manuais elaborados por pessoas com deficiência. O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
A associação irá montar a ADD Sports Arena, um espaço com quadra e parede de escalada que reunirá apresentações do esporte adaptado para qualquer um ficar “boquiaberto”.
Na programação estão previstas exibições de basquete em cadeira de rodas, ciclismo tandem, esgrima, voleibol sentado e goalball, que contarão com a participação de outras instituições como Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, Clube dos Paraplégicos de São Paulo, Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, CAD e Seleção Brasileira de Voleibol Paraolímpico. Em todas as atividades os visitantes da feira, pessoas com deficientes ou não, poderão experimentar e vivenciar as modalidades adaptadas.
Uma vez ao dia, também será realizado na ADD Sports Arena o Jogo Desafio que é uma partida de basquete entre atletas da ADD/Magic Hands, equipe profissional da entidade, e freqüentadores da feira sem deficiência. Atletas consagrados no esporte convencional, como Magic Paula, Janeth Arcain, Oscar Schmidt, também estão para confirmar presença nestas atividades.
Outra atração é o Espaço Criança. O local conta com apoio do Instituto Cultural Mauricio de Sousa e vai promover atividades para integração entre as crianças com e sem deficiência. Além de muito algodão doce e pipoca para os baixinhos, o clima do Espaço será propicio para aproximar os pequenos já que contará com os personagens da Turma da Mônica. No Espaço haverá maquiagem artística, esculturas de bexigas e área de brinquedos e leitura de livros e gibis.
Nesta edição da Reatech também será a primeira vez que a ADD participa da Galeria de Artes. No local, a associação vai expor e comercializar os produtos confeccionados pelos deficientes do Programa Geração de Renda, a associação realiza cursos profissionalizantes em artesanato e culinária com intuito de proporcionar renda as pessoas com deficiência.
Hoje os artesões da ADD criam bijuteria, chinelos customizados, sabonetes artesanais e artigos com a técnica de decupagem, além de preparar deliciosos pães de mel, trufas e geléias artesanais.
Mas as atividades na feira não param por aí. No estande da ADD também serão realizadas oficinas de artesanato das técnicas ensinadas no Programa Geração de Renda e palestras sobre voluntariado em parceria com o Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP). Já para no palco a entidade prepara uma animada apresentação de dança de ventre com três bailarinas.
Toda a programação da ADD na Reatech estará disponível no estande da entidade, local que o visitante também poderá cadastrar-se em atividades ou como voluntário dos programas promovidos pela associação.
A participação da ADD na Reatech 2007 conta com o patrocínio da Volkswagen e Spine Social , parceria da IBBL e apoio do Centro de Voluntariado de São Paulo, Instituto Cultural Mauricio de Sousa e Grupo Cipa. Em 2007, a associação completa 11 anos e atende cerca de 2,8 mil deficientes nos programas esportivos e de capacitação.
Sobre a ADD
Criada em 1996, a ADD – Associação Desportiva para Deficientes é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio do esporte, educação e cursos de capacitação.
Hoje, a associação atende cerca de 2,8 mil deficientes e apóia atletas nas modalidades basquete em cadeiras de rodas (adulto, infantil e juvenil), natação infantil, atletismo, ciclismo tandem, escalada e surf. Na área de capacitação e geração de renda, a ADD oferece cursos para portadores de deficiência e familiares.
Para desenvolver seus programas, a entidade conta com o patrocínio de empresas privadas, como Atlas Schindler, Bicbanco, Carglass, Grupo Orsa, Eurofarma e Organizações Gelre. Em 2006, a associação foi condecorada com o selo Organização Parceira oferecido pelo Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP).
O selo tem validade por dois anos e é concedido às organizações que mantém uma parceria ativa com o CVSP e oferecem um programa de voluntário atuante.