O Parque Nacional da Tijuca ganha programa de monitoramento da qualidade de suas águas

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/03/2007

Com o projeto Água em Unidade de Conservação, o Parque passou por ações que asseguraram a conservação de seus recursos hídricos. Os resultados do projeto foram apresentados no dia 22/3 - Dia Mundial da Água, no encerramento do Encontro Águas de Março 2007, por Marcos Sant´Anna Lacerda, Presidente do Instituto Terrazul, que desenvolve o projeto em parceria com a Petrobras e o Ibama.

As ações desenvolvidas envolveram reflorestamento, proteção e recuperação de flora e solo e potabilização de pontos de água. O reflorestamento contou com 12 hectares de plantio de área aberta, a partir da produção de um viveiro com mais de 60 mil mudas.

Para evitar que plantas exóticas tomassem o local da mata nativa, prejudicando a biodiversidade, foi realizado o manejo daquelas plantas, em um total de quatro hectares.

As ações de proteção envolveram limpeza de açudes, como o Lago das Fadas e o Açude da Solidão, reduzindo o assoreamento e restabelecendo o espelho d´água. Foi realizada ainda a contenção de encostas pelo método rip rap - com sacos biodegradáveis sobre os quais são plantadas árvores. Depois os sacos se desfazem e a mata se restabelece. Foram potabilizados 15 pontos de água no Parque.

O projeto Água em Unidade de Conservação inclui ainda propostas de gestão sustentável da área e a formação de uma rede de desenvolvimento local, com incentivo à participação comunitária. O Projeto implementou cinco linhas de ação que, de forma integrada, estão contribuindo com a melhoria da qualidade da água que nasce no interior desta Unidade de Conservação.

As diversas ações de educação ambiental desenvolvidas tanto no Parque quanto em seu entorno geraram parcerias com comunidades e escolas que estão engajadas em sua proteção, com a formação de multiplicadores das ações de conservação da floresta e dos recursos hídricos e também de um Conselho Consultivo atuante para a Unidade de Conservação. Mais de 20 comunidades e 20 escolas do entorno estão envolvidas nas ações de educação ambiental.

Fonte: Gerência de Imprensa da Petrobras

Endereço: