Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro terá sua obra retratada em livro

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/04/2007

A visita do papa Bento 16 ao país, em maio (de 9 a 13), será marcada pela canonização do primeiro santo brasileiro. Nascido em Guaratinguetá, mesma cidade onde pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, Frei Galvão viveu no Brasil no século 18.

Fez carreira rápida entre os franciscanos. Não era comum passar de noviço a sacerdote em um ano. Desde muito cedo, destacou-se pela maturidade cultural e humana. E em 23 de julho de 1768, após se formar em filosofia, passou a exercer a função de pregador, confessor de leigos e porteiro do convento de São Francisco, em São Paulo.

Para escrever sobre a vida de Frei Galvão, Carolina Chagas e Roberta Dabdab estiveram em Guaratinguetá e recolheram depoimentos, informações e produziram belas fotos com exemplos de relíquias, representações e devoções ao santo.

O livro "Frei Galvão - A vida, os milagres e as pílulas milagrosas do primeiro santo brasileiro"¸ lançado pela Publifolha, tem linguagem clara e objetiva, e revela detalhes sobre a vida e a formação religiosa do santo, a construção do mosteiro, o processo de canonização e a produção e distribuição das pílulas milagrosas. Traz também a oração da novena do santo e os endereços dos locais onde se distribui gratuitamente as pílulas.

Frei Galvão realizou seu primeiro milagre no século 19. Um século depois, o Vaticano recebeu o primeiro pedido de canonização, em 1938, encaminhado pelo arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva. Mas foi só em 1998, que o Vaticano reconheceu o primeiro milagre para a beatificação de Frei Galvão, um dos estágios até a finalização do processo de canonização.

"No Mosteiro da Luz, em São Paulo, entre 10h e 17h há sempre uma fila na saleta próxima à igreja. Nos finais de semana ela é bem grande. É ali que são distribuídas as milagrosas pílulas de Frei Galvão. Há toda sorte de angústia no coração de quem busca alento nos pedacinhos de papel: dificuldade de engravidar, problemas de saúde, brigas na justiça, casamentos em crise, falta de emprego, de dinheiro e por aí vai". Com estas palavras, Carolina e Roberta convidam os leitores a compartilhar um pouco da emoção que elas sentiram ao pesquisar e escrever sobre o primeiro santo brasileiro - Frei Galvão.


Mais sobre as autoras

Carolina Chagas é jornalista e já trabalhou em O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Editora Abril e no portal iG. Atualmente é editora freelancer e colaboradora do jornal Folha de S.Paulo. Carolina é autora dos livros O Livro das Graças e Nossa Senhora!, publicados pela Publifolha. Roberta Dabdab atuou como fotojornalista para os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde e também para a Folha de S.Paulo.

Sobre a Publifolha

Criada em 1995, a Publifolha é hoje uma das principais editoras do Brasil. Tem forte atuação nas áreas de guias turísticos, informação e entretenimento. Com um catálogo diversificado, as publicações auxiliam o leitor a conquistar objetivos de estudo, trabalho, bem-estar e lazer. Seus títulos estão distribuídos em 20 áreas, como turismo, desenvolvimento profissional, referência, literatura (brasileira e estrangeira), artes, saúde, puericultura, comportamento, infantil e culinária.


Serviço:

"Frei Galvão - A vida, os milagres e as pílulas milagrosas do primeiro santo brasileiro"
Autoras: Carolina Chagas e Roberta Dabdab
Editora: Publifolha
96 páginas
R$ 24,90

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias do país ou pelo televendas 0800-140090

Fonte: UNIC BUILDING

Endereço: