Moveleiros de SC iniciam capacitação em design de móveis

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/03/2007

Em 2008, o pólo moveleiro do oeste de Santa Catarina deverá lançar produtos com design próprio. Essa é a meta dos 124 associados da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc), integrantes do Arranjo Produtivo Local de Móveis Oeste Catarinense, que demandaram o curso de design de móveis para a região.

A busca do design próprio para os móveis do pólo é uma das prioridades colocadas pelos empresários do setor. A articulação deles gerou a instalação da Escola Técnica Moveleira em Chapecó, que conta com recursos do Ministério da Integração Nacional e do APL de Móveis Oeste Catarinense.

No final de março, 20 funcionários das empresas associadas à Amoesc vão integrar a primeira turma, que irá participar da capacitação em design na Escola Técnica Moveleira. Até dezembro, todas as empresas associadas à Amoesc já contarão com mão-de-obra qualificada em design para desenvolver seus produtos com o estilo da região.

A carga horária da capacitação será de 60 horas. Os participantes receberão informações sobre ergonomia, materiais e tendências de móveis. O foco do curso é a produção em série. Nesse arranjo, 70% dos móveis produzidos são seriados, e 30% sob encomenda.

"Cada empresa poderá inscrever um ou dois funcionários que já trabalham no desenvolvimento dos protótipos das fábricas", explica Arildo Jacobus, gestor do projeto APL de Móveis Oeste Catarinense no Sebrae estadual. O arranjo vai subsidiar entre 25% a 30% dos custos da capacitação para as empresas associadas à Amoesc.

O APL de Móveis do Oeste Catarinense abrange 383 empresas de 86 municípios da região. O setor moveleiro é a terceira atividade econômica do oeste catarinense. A maioria dos móveis produzidos é em pinus, madeira com grande aceitação no mercado externo. "O pinus é a tendência de longo prazo para exportação", ressalta Arildo.

Há duas linhas de produtos no pólo moveleiro do oeste catarinense: em pinus, destinados ao mercado internacional, e em MDF, para o mercado interno.Por enquanto, o design dos produtos é baseado nas tendências de mercado.

Depois de estudar estilos de móveis atuais de diferentes países, os moveleiros da região vão iniciar o desenvolvimento do design, que vai identificar o oeste catarinense nos móveis.

Fonte: Sebrae em Santa Catarina