Feira na Alemanha comprova interesse pelo Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/03/2007

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), fechou sua participação na ITB (Internationale Tourismus Börse), uma das principais feiras de turismo do mundo, realizada em Berlim (Alemanha) entre os últimos dias 7 e 11, com boa perspectiva de comercialização turística do Brasil.

O estande brasileiro ocupou 846 metros quadrados do pavilhão "América Latina ", e foi visitado por centenas de profissionais estrangeiros que encontraram nos 57 co-expositores brasileiros, entre operadoras de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas e órgãos oficiais de turismo, parceiros para iniciar ou ampliar negócios.

A delegação foi capitaneada pela presidente da EMBRATUR, Jeanine Pires, e pela secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luisa Leal, entre outras autoridades do governo.

O diretor de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto, Marcelo Pedroso, também presente ao evento, trabalha agora no fechamento do balanço de negócios prospectados pelos co-expositores, mas adianta que é positivo: “O volume de profissionais interessados em comercializar Brasil foi muito grande ao longo de toda a feira. As atividades no estande também contribuíram para atrair esse público. Temos uma pespectiva bastante otimista de negócios para o País", também destacando o caráter internacional da feira.

A expectativa deverá ser confirmada. Apenas o gerente de receptivo internacional da Nascimento Turismo, André Behara, adianta que já fechou acordo para trazer grupos da Rússia para praticar pesca esportiva no Amazonas e Pantanal, além de passageiros e grupos da Hungria com interesse em fazer roteiros integrados na América do Sul. Também confirmou ter avançado na negociação de um vôo charter da Dinamarca para Fortaleza ou Natal a partir de novembro deste ano. “A ITB é uma feira em que os contatos fora do mercado local são muito ricos”, avaliou Behara.

Já o presidente da Santur (Santa Catarina Turismo S/A), Marcílio Ávila, comentou a estratégia de Santa Catarina na Alemanha: "Mostramos a nossa colonização. Queremos estabelecer uma relação por meio dos laços culturais e étnicos".

Para tanto, o estado desenvolveu roteiros específicos para o visitante daquele país, que contemplam cidades de forte colonização alemã, como Pomerode, Indaial e Joinville. Ávila destacou ainda que aproveitou a ITB para divulgar o "Encontro Comercial Brasil-Alemanha", que acontece entre 18 e 20 de novembro deste ano, em Blumenau.

Programação intensa:

Durante os cinco dias de feira, o estande da EMBRATUR atraiu a visita de profissionais estrangeiros, em grande medida, por conta da promoção de ações ou de atrações culturais, que chamavam a atenção de quem passavam. No dia 07, o espaço foi o grande palco das comemorações dos “Cem Anos do Frevo”, evento promovido pela prefeitura de Recife (PE). Na ocasião, a presidente da EMBRATUR entregou uma placa em homenagem à centenária dança brasileira à Luciana Fernandes, representante do governo municipal.

No dia 08, mais de 160 alemães, entre operadores e agentes, participaram do coquetel de lançamento do programa “Agente de Viagem Especialista em Brasil”, treinamento online da EMBRATUR, em parceria com a FGV Online, que terá início em maio na Alemanha. No mesmo dia, a rede de agências Lufthansa City Center realizou seu encontro anual na ITB com 60 proprietários de importantes unidades mundiais no estande brasileiro, repetindo ação que também ocorreu na ITB 2005.

A responsável pelo EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) na Alemanha, Karin de Carvalho, considera que as ações do Brasil têm tido grande ressonância na Alemanha e confirma o interesse cada vez maior do mercado com exemplos: “Tivemos reuniões com todos os maiores integrantes do mercado. Geramos notícias sobre o Brasil no jornal diário da feira. A operadora Condor já decidiu que iniciará sua terceira freqüência semanal Frankfurt – Salvador a partir de novembro. A TUI, maior grupo turístico do mundo, vai construir hotéis na Bahia. E a Gebeco, também parte do grupo TUI e a maior operadora para viagens de longa distância na Alemanha, que acaba de abrir seu próprio escritório no Rio de Janeiro, quer o Brasil entre os seus destinos TOP 5 mais visitados no prazo de cinco anos [hoje o País está entre o TOP 10]”.

O interesse também foi confirmado pelos workshops de destinos promovidos no período da feira. Ao todo, cerca de 200 profissionais alemães compareceram a apresentações da Bahia, Pernambuco, Pará (dia 06) e do Maranhão (dia 08), realizados no restaurante Brasil Brasileiro em Berlim. Além disso, o comitê de especialistas alemães em venda do Destino Brasil, Brasil Experts Fórum, comemorou o lançamento da revista para público final “Brasilien”, que traz informações do País dentro das orientações do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional para a Alemanha.

O estande brasileiro foi ainda prestigiado por autoridades políticas e celebridades. Visitaram o espaço o prefeito de Berlim, Harald Wolf, o alto-comissário para o Turismo do ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha, Ernest Hirsken, o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Tovar da Silva Nunes. A modelo e apresentadora de TV brasileira Jana Ina Zarella também passou por lá. Ela mora há sete anos no país, onde se tornou conhecida por apresentar um programa de televisão na NBC Europe.

Para a gerente de eventos promocionais e feiras, Maria Katavatis, a ITB ainda celebrou o aniversário da Marca Brasil, identidade turística internacional do País que foi apresentada ao mundo pela primeira vez na Alemanha há dois anos: "O estande, que segue as diretrizes do Plano Aquarela e da Marca Brasil, destacou-se pelo lay-out moderno e funcional”. Ela lembra que a EMBRATUR cumpre uma agenda anual de cerca de 40 feiras internacionais de turismo. Até ontem, dia 15, o Instituto participou da “Seatrade”, 10ª feira do calendário, voltada ao segmento de cruzeiros marítimos, em Miami (Estados Unidos).

Fonte: EMBRATUR