Editoria: Vininha F. Carvalho 14/03/2007
O desequilíbrio climático não se encontra apenas nas grandes cidades do mundo ou no derretimento de icebergs. Hoje, pequenos municípios interioranos e litorâneos também fazem parte do mapa das mudanças climáticas no planeta. Por conta disso, o Ecoadventur Litoral Norte – SP/2007 colocará a problemática em pauta na quarta edição do evento.
De 5 a 9 de julho, os participantes, além de discutirem a questão, poderão debater a preservação ambiental, inclusão social no desenvolvimento sustentável e prática responsável de ecoturismo e de atividades de aventura no Litoral Norte.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Ecoadventur 2007, Paulo André Cunha Ribeiro, chuvas intensas em curtos espaços de tempo, estiagem e elevação da temperatura média anual são alguns dos sinais que refletem o problema na região paulista.
“Não temos mais inverno expressivo e há alguns trechos de praias com avanço eminente do mar como a praia do Massaguaçu, no norte de Caraguatatuba e outros trechos no litoral norte ”, afirma.
Cunha Ribeiro aponta como responsáveis pelas mudanças climáticas regionais a emissão global de dióxido de carbono através da degradação de florestas, a produção mundial de poluentes e a ocupação irregular e desordenada.
“Nos últimos 20 anos, sofremos um processo migratório intenso. Trabalhadores de todo o país vieram ao litoral norte paulista buscar melhores condições de vida”, diz.
“Mas, quando chegaram aqui, não encontraram empregos e nem acesso fácil a moradia, acabaram se instalando em áreas de preservação permanente e encosta colocando vidas em risco. Consequentemente, a infra-estrutura local não acompanhou o crescimento”, explica.
O organizador recorda que há poucos planos efetivos para o caso já que a migração não pode ser barrada, no entanto, visualiza mudanças a partir de projetos pontuais.
“Há propostas de controle e minimização de impactos, núcleos congelados em processo de regularização fundiária e fóruns de discussão, planejamento e deliberativos para aplicações de recursos como o Comitê das Bacias Hidrográficas do litoral norte, a agenda 21 e ainda grupos de gestão que disciplinam o uso e ocupação do solo Zoneamento Ecológico Econômico projeto orla e planos diretores”, avalia.
O ECOADVENTUR Litoral Norte - SP tem a Nestlé como patrocinadora geral, é uma promoção da CBCavalcanti Marketing e uma iniciativa do Instituto Onda Verde. O evento também conta com a parceria da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundacc - Fundação Cultural, Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba.
Serviço:
Ecoadventur Litoral Norte - SP/2007
De 5 a 9 de julho
Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas - Avenida Goiás, 187, Indaiá, em Caraguatatuba, São Paulo
Horário de funcionamento e programação: A definir
Entrada franca