Estrada Real preserva sua história através de casarões e rica arquitetura.

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/10/2006

Casarões tombados, riquíssimas igrejas, ruas de paralelepípedo, museus e praças, com ares antigos formam os cenários da Estrada Real, patrimônio histórico da humanidade. É para esse destino, que a AuroraEco convida os viajantes a embarcar.Nesse roteiro pela Estrada Real, os viajantes poderão pedalar por um conjunto de estradas, que há 300 anos fazia a ligação entre a região mineradora de Minas Gerais e o litoral, de onde o ouro partia diretamente para os cofres europeus.

No caminho, foi-se erguendo ao longo do tempo o que hoje é um dos patrimônios históricos e culturais mais ricos do Brasil Colonial. Quem embarcar nesse roteiro irá passear por trilhas desbravadas por tropeiros, índios, escravos e bandeirantes nos tempos do Brasil imperial.

O roteiro AuroraEco oferece pedaladas pelo antigo caminho de trem até a cidade de Prados e por caminhos da antiga Fazenda Vale Formoso, rodeada de montanhas, cafezais e lagos.

Os viajantes ainda visitam centros históricos, lojas de artesanato e conhecerão as belezas naturais, que compõem o cenário de Minas Gerais. Para fechar a programação de atividades, os viajantes farão um passeio de escuna pela ilha das Duas Irmãs, na cidade de Paraty.

Mas nem só de atividades se faz um roteiro da AuroraEco, a gastronomia e a hospedagem são fatores essenciais. O roteiro combina o conforto contemporâneo e a tradição mineira de hospitalidade, tudo isso, claro, sem esquecer o luxo e o charme de uma viagem de primeira classe. Todas as hospedagens foram criteriosamente selecionadas e comprovam o charme da região. O passeio ainda promove a degustação da prestigiada gastronomia mineira. Conheça essa Estrada que tem muita história para contar.



SERVIÇO:

Roteiro da viagem à Estrada Real (Bike)

Dia 1– Caminhe pelo centro histórico de Ouro Preto desvendando todos os seus segredos, ao lado de um historiador.

Dia 2– Pedale pela charmosa trilha do Custódio no Parque Estadual do Itacolomi, e conheça o Museu do Chá e a Casa Bandeirista, onde era cobrado o “quinto” de quem transportava ouro.

Dia 3– Percorra um trecho original da Estrada Real a partir do vilarejo de Itatiaia, até alcançar um dos pontos mais altos da região, de onde se pode avistar a cidade de Ouro Branco. Almoce em uma fazenda que servia de refúgio para os tropeiros.

Dia 4– Pedale pelo antigo caminho de trem até a cidade de Prados e retorne para Tiradentes passando pelo Vilarejo do Bichinho. Conheça o seu maravilhoso centro de artesanato e saboreie delícias da comida mineira.

Dia 5– Conheça as serras da região de Carrancas pedalando até a Fazenda Traituba, com direito a vista de belas cachoeiras.

Dia 6– Conheça os aprazíveis caminhos da antiga Fazenda Vale Formoso, rodeados de montanhas, cafezais e lagos.

Dia 7– Depois de uma pedalada prazerosa na histórica cidade de Paraty, faça um belo passeio de escuna até a ilha das Duas Irmãs. Após curtir a piscina da pousada Pardieiro, retorne renovado para sua casa.





Fonte: Visar Planejamento

Endereço: