São Paulo sediará o II Congresso Internacional de Veterinária

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/09/2006

O Hotel Transamérica, da capital Paulista, foi o local escolhido para sediar este evento que reunirá pesquisadores, veterinários, laboratórios que trabalham no segmento veterinário, cavaleiros e amazonas, criadores, entre outros, para o II Congresso Internacional de Medicina Veterinária, entre os dias 21 e 22 de outubro.

Um dos temas principais do evento, será o tratamento e a preparação de cavalos atletas para todas as modalidades eqüestres. Terapia celular, células tronco e doença do vírus oeste do Nilo na América do Sul, serão alguns dos outros assuntos abordados no congresso, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Eqüídeos ( ABRAVEQ), com o objetivo maior de incrementar constate aprimoramento dos profissionais do setor, segmento que está dentro do setor de agronegócio que movimenta no país em torno de R$ 7,3 bilhões ao ano, segundo Comissão Nacional do Cavalo, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O evento conta com a coordenação geral dos doutores Neimar Vanderlei Roncati, da ABRAVEQ e, Thomas Walter Wolff, diretor veterinário da CBH e do Jockey Club de SP. Ministrarão palestras profissionais do setor de renome internacional na área de Medicina Veterinária, com destaque para o inglês, professor doutor Leo Jeffcott, diretor do Comitê da FEI e Presidente da Comissão Veterinária das Olimpíadas de Sidney em 2000 e Atenas em 2004, além de ter sido veterinário oficial em oito competições World Cups/CSIOs e seis Jogos Olímpicos.

O Congresso Internacional de Medicina Veterinária conta com os patrocínios de: Schering-Plough, Protécnica e Vetnil e o apoio da Ourofino, Guabi e Virbac. A FEI (Federação Eqüestre Internacional), FPH (Federação Paulista de Hipismo) e Jockey Club de SP apóiam institucionalmente este grande evento.

No primeiro dia de Congresso, acontecerão duas palestras do Prof. Dr.r Leo Jeffcott, abordando os temas: “Aptidão para competir-qualificado ou desqualificado” e “Ultimas atualizações no exame antidoping na FEI”. O Dr. Rui Carlos Vicenzi ministrará o tema; “Uso de antiinflamatório na prevenção de doença degenerativa articular em cavalos atletas”. A Drª Irina Kerkis, pesquisadora do Instituto Butantã, em São Paulo, formada em Biologia e Química pela Universidade Federal de Tomsk, UFT, Rússia entre vários cargos ocupados no país e no exterior, abordará o tema; “Terapia Celular- novas perspectivas”.

Também será abordado pela Dra. Ana Liz Garcia Alves, professora e doutora de Cirurgia de Grandes Animais do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária – Unesp- Botucatu, com uma gama de artigos publicados no país e no exterior, o assunto; “Implante celular no tratamento de tendinite”. Encerrando a programação do primeiro dia do evento, acontecerá um páreo no Jockey Club de SP comemorativo, finalizando com um coquetel no Restaurante Mercearia do Jockey.

No domingo, dia 22 de outubro, no segundo e último dia do congresso, o prof. Dr. Leo Jeffcott falará sobre: “Osteocondrose – o que estamos fazendo por isso?”, “Fundamentos do exame dos problemas de coluna tóraco-lombar”, “Tratamento das afecções de coluna tóraco-lombar”. O médico veterinário francês, Dr. Thierry Demonceau, fundador da Pegase Mayenne Association, com uma enorme bagagem e conhecimento no segmento, dará sua contribuição para o evento, abordando o tema: “Cuidados com o cavalo atleta-treinamento, nutrição, avaliação de boa forma e desempenho atlético”.

“Terapia celular em cartilagem de osso”, será o tema tratado pela Dra. Maria Eugênia Leite Duarte, formada pela Universidade Federal Fluminense , e PhD na área de Patologia, pela University of Califórnia.Ainda fazendo parte da programação deste evento, acontecerá uma mesa redonda sobre a Doença do Vírus Oeste do Nilo na América Latina.

Tendo o Dr. Paulo Sérgio Tavares Parreiras (Presidente da CBH) e o Dr. Thiago Luis de Salles Gomes (Presidente da ABRAVEQ), como presidentes de honra, a VII Conferência Anual da ABRAVEQ e II Congresso Internacional de Medicina Veterinária, na coordenação geral do evento; Dr. Thomas Walter Wolff e Dr. Neimar Vanderlei Roncati, na coordenação científica, Dr. André Luis do Valle de Zoppa (ABRAVEQ) e a Dra. Raquel Yvonne Arantes Baccarin (ABRAVEQ) , na coordenação administrativa.

Paralelamente ao congresso, acontecerá uma exposição de produtos e serviços veterinários,com a participação da Deltavet, Equistro, HT Nutri, Intervet, Marcolab, Organnact, Ortovet, Ourofino, Porto Seguro/ Contaget Seguros, Protécnica, Purina, Shering-Plough, Sistema Medical, Vansil, Vetinil , Virbac, Guabi e Farex..

As vagas serão limitadas. Maiores informações, através do telefone; (11) 3259-7662.

Endereço: