Sabores do Brasil: a riqueza gastronômica do Pará em livro e DVD

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/08/2006

A Imageria, filmes e livros , agência de criação e desenvolvimento audiovisual e editorial, representada por uma de suas sócias, a produtora Camila Kzan, em co-produção com a Menu Audiovisual lançam Sabores do Brasil.

O objetivo da coleção é registrar as manifestações gastronômicas e culturais de vários estados do país, a começar pelo Pará. A série ainda vai percorrer e apresentar as peculiaridades gastronômicas de outros cinco estados: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“O Brasil é um país de dimensões continentais e sua principal característica é a diversidade cultural. Cada região, cada cidade, é capaz de conter uma gama tão grande de raças e costumes que não seria exagero afirmar que somos vários países dentro de um só. É uma diversidade que se reflete não só na cultura e nos movimentos populares, mas também na forma como o brasileiro come”, comenta Camila.

Neste primeiro volume da coleção, o destaque vai para a culinária paraense. Híbrida, nasceu da miscigenação entre o negro, o índio e o português no norte do país.

Culinária Paraense – O sabor que vem da floresta” oferece, em livro e DVD, 20 receitas exclusivas criadas pelo premiado chef Paulo Martins, dono do restaurante Lá em Casa e principal representante da exótica e saborosa culinária paraense, a partir de pratos e ingredientes tradicionais da culinária local, como o bacuri, a pupunha, o filhote, o açaí, o tucupi e o jambu.

“A cozinha paraense, da qual me orgulho de ser um dos principais divulgadores, é, sem dúvida alguma, a mais brasileira de todas”, declara Paulo, que também é conhecido por seu caráter afável e pela sua hospitalidade. Sua criatividade e técnica, aliadas aos produtos da rica culinária do Pará, produzem uma magia de sabores ímpares.

Em DVD, além das receitas apresentadas passo-a-passo pelo chef, há um documentário de 20 minutos ilustrado por um passeio por Belém do Pará e pela comida da sua gente. Nele, estão presentes “seu Vital”, um apanhador de açaí da Ilha das Onças, que abastece diariamente a capital; os vendedores de peixe do mercado do Ver-O-Peso; “Dona Eliete”, uma fabricante de tucupi, o ingrediente básico de pratos como o tacacá e o pato do Círio de Nazaré; e “seu” Francisco, conhecido por suas alquimias culinárias em uma das peixarias mais famosas da cidade.

A empresa já começou os preparativos para o próximo volume da coleção Sabores do Brasil. Ele será produzido na Ilha do Marajó, com lançamento previsto para dezembro deste ano.


Ficha técnica:

Livro

Texto: Regina Alves e Camila Kzan

Fotos: Renato Chalu

Editor: Camila Kzan

Editor Executivo: Pedro M.C. Lima

Produção Gráfica: Jairo da Rocha

Produção Executiva: Camila Kzan e Menu Audiovisual





DVD

Produção: Vladimir Cunha

Edição Jun Sakuma

Identidade Visual: Estúdio Pedra

Trilha Sonora: Cid Campos

Consultor de Conteúdo: Paulo Martins

Direção de Fotografia: Pedro M.C. Lima e Renato Chalu

Direção: Camila Kzan



Realização: Instituto de Educação e Cultura da Amazônia-IECA

Patrocínio: Governo do Estado do Pará (via Paratur) e Organizações Rômulo Maiorana.

Apoio: Fundação Rômulo Maiorana, Unama, Agropalma e Amazônia Celular.



Sabores do Brasil: “Culinária Paraense – O sabor que vem da floresta”

Editora: IECA (Instituto de Educação e Cultura da Amazônia)

Preço sugerido: R$ 50,00

Fonte: D- Aonline