Dança promove o Brasil em Londres

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/08/2006

Durante todo o mês de agosto o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), vai apoiar a temporada do espetáculo “Brasil Brasileiro”, em cartaz no teatro Sadler´s Wells, em Londres (Reino Unido).

O show mostra, ao longo de duas horas, o nascimento e evolução do samba até os dias modernos. A ação é especialmente pensada para o público daquele país com base nas orientações do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional e na experiência adquirida com iniciativas anteriores naquele mercado.

“A idéia foi despertar o interesse em conhecer o Brasil associando a promoção turística à informação cultural, elemento que agrada muito aos ingleses e que contextualiza os atrativos nacionais para um público qualificado de potenciais visitantes”, explica a gerente de Publicidade do Instituto, Kátia Bitencourt.

“E, nesse sentido, a temporada do espetáculo de dança representa uma excelente oportunidade para a realização de ações de marketing em Londres, com retorno de mídia espontânea de qualidade, o que vem ao encontro das estratégias de promoção voltadas para esse mercado específico”, completa Bitencourt.

A EMBRATUR vai apoiar 24 apresentações entre os dias 1º e 20 de agosto. “Estimamos atingir um público de até 45 mil pessoas”, conta a gerente.

As ações diretamente ligadas ao turismo acontecem por meio da exibição de um filmete sobre o Brasil antes dos shows, da exposição de banneres publicitários e da distribuição de material promocional para o público.

O Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Londres também está incentivando a presença de operadores para aproveitarem a oportunidade e apresentarem seus pacotes turísticos, estimulando ainda mais a vinda de turistas ao Brasil.

E as perspectivas, com base em algumas resenhas sobre o espetáculo, parecem promissoras. “Depois de assistir (ao show), você irá querer reservar uma passagem só de ida para o Rio”, grafou a colunista do Daily Telegraph. “Ao final, o público inteiro está de pé dançando, como se o Sadler´s Wells fosse o Carnaval carioca”, disse, por sua vez, a jornalista do The Guardian.


Presença constante :

“O apoio às apresentações de “Brasil Brasileiro” integram um conjunto de ações voltadas para o mercado inglês”, explica a consultora do Programa de Relações Públicas da EMBRATUR, Simone Garcia. “Nesse ano já fizemos algo semelhante com a temporada da exposição “Tropicália”, no centro Cultural Barbican, no primeiro semestre”, relembra Garcia. “Esse trabalho consistente facilita o contato e a divulgação de cada nova ação que fazemos”, completa.

Nesta semana a cultura do Brasil também esteve em evidência nas páginas dos jornais ingleses por outras razões. A revista “Traveller”, do Independent, apresentou em quatro páginas, com fotos, mapas e textos, o Festival Literário Internacional de Paraty e o turismo na baía de Ilha Grande.

"Meu passeio de barco pela baía de Ilha Grande se tornou um passeio pela história e cultura brasileiras. Eu emergi de lá pensando que o Brasil é um dos maiores feitos da humanidade", conta o autor na matéria altamente positiva.


Detalhes :

“Brasil Brasileiro” é dirigido pelo coreógrafo argentino Claudio Segovia, elogiado por montagens como "Flamenco Puro", “Tango Argentino” e "Black And Blue", na Broadway (Estados Unidos) e no West End londrino. Antes de chegar à Inglaterra, passou por temporadas na Espanha e na França.

É composto por 33 atos e interpretado por 55 artistas, entre dançarinos, músicos e cantores. Conta a trajetória do Samba, desde os primórdios no Brasil, trazido pelos escravos africanos, passando pela combinação com outros elementos nacionais até resultar numa variedade de estilos nos dias atuais. Tem também as participações de Jair Rodrigues e Elza Soares, que vêm encantando o público com seu balanço e vitalidade.

Fonte: Embratur