Editoria: Vininha F. Carvalho 20/11/2006
A 4ª e última etapa do VeloCeará – campeonato estadual de rali cross-country que reuniu competidores de todo o nordeste –, aconteceu no sábado, 18 de novembro, na bela região de Beberibe, litoral leste cearense.
Foram cumpridos 90 quilômetros de prova, divididos em três especiais de 30 quilômetros, realizadas em um único circuito. Na pista, as 16 duplas que participaram do certame, encontraram piso seco, que se alternava com piçarra e um pouco de areia.
O terreno proporcionou uma corrida extremamente rápida, com médias de velocidade em torno de 90 km/h. Nos trechos mais velozes, os competidores chegavam com facilidade ao limite máximo permitido pela organização do evento, 150 km/h.
Além de controle, arrojo e pé em embaixo no acelerador, os navegadores também foram bastante exigidos. A navegação foi muito difícil, devido a falta de referências nos pontos mais desertos, além, da agilidade para cantadas rápidas em função da alta velocidade dos carros.
O VeloCeará é dividido em três categorias: Protótipos, Production e Super Production. Em todas elas a disputa durante toda a temporada foi intensa.
Na Production, dois pontos separavam as duplas da Cearasul, Sérgio Rebouças/Dudu Rebouças e Igor Ribeiro/Humberto Ary. Eles travaram uma bela disputa, mas o dia era mesmo de Sérgio e Dudu, que venceram as três baterias e garantiram a vitória da temporada.
Na Protótipos, o potiguar Reinaldo Iglesias venceu ao lado do navegador Rogério Medeiros, e garantiu o título, enquanto Gustavo Xavier, até então líder da categoria, capotou e perdeu a vitória, ficando em terceiro lugar na etapa.
Por fim, na Super Production, os líderes Sávio Torres e Wendell Maia foram os mais rápidos do dia, ficando com a vitória do campeonato.
“Realizamos toda a temporada de 2006, conforme previmos no começo do ano. Nosso objetivo de mostrar que o Ceará tem uma excelente variação de tipos de terreno, foi alcançado com sucesso. O campeonato foi elogiado e prestigiado por competidores que vieram de longe para correr aqui. Tudo isso nos estimula muito para em 2007, trazermos mais novidades e compormos um circuito ainda melhor, portanto, vamos aguardar as novidades para a próxima temporada”, declarou o responsável técnico pela prova, Fernando Hollanda.