A fascinante travessia pelos Desertos Andinos

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/11/2006

O charmoso Lodge Terrantai, localizado no povoado de San Pedro de Atacama, ao norte do Chile, passou a oferecer ao mercado brasileiro, com exclusividade, um passeio único: uma travessia pelos desertos da Bolívia, Chile e Argentina.

Na Bolívia, o passeio conta com visitas às Lagunas Altiplânicas (Lagoa Verde e Colorada) e ao Salar de Uyuni, com seus 300 quilômetros de extensão.

Ao contrário das expedições convencionais que partem de San Pedro e exigem um pernoite de duas noites no deserto, em condições precárias, o trajeto é feito de uma vez só, com sete horas de duração de Calama à cidade de San Pedro de Quemez, em Uyuni. A hospedagem acontece no conceituado Hotel de Piedra.

Já na parte argentina, os passageiros ficam no Lodge Rincón del Fuego, localizado no povoado de Tilcara. Este deserto é o mais verde dos três, com inúmeras árvores nativas e espetaculares oásis.

Por fim, no Chile, é possível contemplar a incrível geologia do Deserto do Atacama, o mais árido do mundo, bem como suas belezas naturais e arqueológicas.


Sobre o Terrantai :

Em meio ao espetacular deserto de Atacama, norte do Chile, e na melhor localização do oásis de San Pedro está o Lodge Terrantai. O empreendimento faz uma homenagem à região onde se instalou, desde sua construção, toda feita com madeira, pedras e adobe (uma espécie de argila), no estilo das casas locais, até a decoração dos 21 apartamentos, dois lounges ao ar livre e restaurante.

Durante o período de férias, o pacote de três dias custa a partir de US$ 524 por pessoa em apartamento duplo, com pensão completa, águas e sucos, traslados e todos os passeios.

O hotel demonstra uma preocupação constante em manter os costumes e as características do deserto. Todos os objetos utilizados, incluindo cadeiras e luminárias, foram criados por artesãos atacamenhos.

A gastronomia também é feita com ingredientes típicos, como quínoa, ervas e raízes. Porém, mesmo com o tradicionalismo, todos os pratos trazem o requinte dos melhores restaurantes das principais capitais do mundo.

O Terrantai também propõe que seus hóspedes conheçam profundamente os principais pontos turísticos de forma exclusiva. Tudo bem ir ao Valle de la Luna para observar o pôr do sol, como todos fazem, mas nada de misturar-se à multidão que invade a duna principal. Como os guias do Terrantai nasceram no Atacama, podem indicar um ponto aonde mais ninguém tem acesso.

Além disso, conforto e sofisticação estão presentes em todas as expedições: os turistas são brindados com um café da manhã especial nos gêiseres de El Tatio ou com um piquenique sob a luz da lua no Valle de la Muerte, com direito a excelentes vinhos, frutas secas e chocolates. Outros passeios imperdíveis são o salar de Atacama e as lagunas altiplânicas.

À noite, antes do jantar, freqüentemente há palestras sobre astronomia, o céu do Atacama é um dos mais limpos do mundo, tanto que há dezenas de observatórios, arqueologia, fauna e flora. Em seguida pode-se relaxar no lounge principal, à beira da fogueira que é acesa diariamente. Outra boa opção é bater um longo papo com o proprietário do lodge, David Barrera, que nasceu na região e por isso a conhece melhor do que ninguém.




Fonte: AD Comunicação & Marketing