Editoria: Vininha F. Carvalho 13/11/2006
O cliente é prioridade nas empresas. Seja direta ou indiretamente as organizações trabalham para agradar ao cliente e oferecer serviços de qualidade. Ser reconhecida como instituição de excelência em sua área é um mérito para qualquer empresa e isso reflete positivamente junto ao mercado e à sociedade.
Para estimular as organizações catarinenses a tornarem-se competitivas, gerar mais empregos e riqueza, além de oferecer condições para o desenvolvimento do Estado e do país, foi criado em 2004, o Movimento Catarinense para Excelência (MCE).
Como instrumento de incentivo à qualificação das empresas catarinenses e de reconhecimento o MCE realiza o Prêmio Catarinense de Excelência, que proporciona às organizações uma avaliação externa, imparcial e especializada do seu sistema de gestão, gerando uma realimentação formal para as empresas por meio de um relatório de avaliação, que aponta boas práticas e oportunidades para melhoria. Neste ano, as empresas reconhecidas pelo prêmio, participarão da cerimônia de premiação no dia 16 de novembro, no Centro Empresarial Jaraguá do Sul.
O MCE está vinculado ao Movimento Brasil Competitivo, e mais recentemente a Rede Nacional da Gestão, coordenada pela Fundação Nacional da Qualidade. No Estado existem 52 organizações associadas ao Movimento, isso atinge a qualificação de cerca de 3,5 mil profissionais catarinenses em mais de 30 cursos realizados.
A busca pela excelência é o principal determinante para o sucesso das organizações no novo mundo em que vivemos, cada vez mais competitivo e globalizado. E por este motivo o prêmio é importante, já que incentiva as empresas catarinenses a alinharem seus modelos de gestão de acordo com os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).