Editoria: Vininha F. Carvalho 01/11/2006
Os cinco municípios que integram a Chapada Guarani — Brotas, Analândia, Itirapina, São Carlos e Torrinha, ganharam classificação de “destinos internacionais”, segundo a Secretaria de Estado do Turismo, que, para isso, levou em conta as condições para a prática do turismo de aventura, o acesso e a hospedagem existentes nestas cidades.
Região rica em atrativos naturais, a Chapada Guarani esbanja cachoeiras e rios que proporcionam um ambiente ideal para o desenvolvimento de atividades esportivas como rafting, canyoning, rapel, tirolesa, bóia-cross e outras modalidades.
Em Brotas, por exemplo, são comuns os interesses de empresas que buscam nas atividades o desenvolvimento do espírito de equipe. Em algumas agências da cidade há, inclusive, psicólogos para observar a conduta e reação de cada praticante às tarefas aplicadas.
Segundo o presidente do circuito turístico, o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto, a Chapada Guarani tem potencial turístico para receber visitantes de todos os níveis.
“Além da nossa característica aqüífera, que pode ser considerada o maior reservatório de água subterrânea do mundo, nossa região possui uma beleza natural e um povo alegre e muito acolhedor. Essas qualidades são comuns aos cinco municípios. Dentre elas, Brotas é uma das que mais vêm sendo divulgadas na mídia nacional, sendo conhecida como a capital do turismo de aventura”, disse o prefeito.
Brotas, Analândia, São Carlos, Itirapina e Torrinha estão situadas no denominado “coração” de São Paulo, distantes pouco mais de 200 quilômetros da capital.