Editoria: Vininha F. Carvalho 25/10/2006
Os Estados Unidos foram o destino escolhido para a viagem do segmento de Eventos e Entretenimento realizada pelo projeto Excelência em Turismo: Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais 2006. O país é o que mais realizou eventos em 2005, de acordo com relatório da ICCA (sigla em inglês para Associação Internacional de Congressos e Convenções).
Os 12 empresários selecionados cumpriram, entre 15 e 23 de setembro, roteiros nas cidades de Nova York e Chicago. O grupo teve encontros com representantes dos principais centros de eventos e com autoridades do setor para avaliação das melhores práticas locais. A programação incluiu atividades no Javits Center e no Madison Square Garden, em Nova York, e idas ao Navy Pier e ao Millenium Park, em Chicago
A viagem a Chicago teve como um de seus principais destaques a visita ao McCormick Place, um dos maiores complexos para eventos das Américas. “Constatamos que os eventos, de todas as naturezas, ocupam um lugar de absoluto destaque em todos os segmentos turísticos nos Estados Unidos e são largamente utilizados como estratégia de atração de visitantes. E, principalmente, que há um profundo envolvimento da comunidade local com cada um deles”, afirma Vaniza Schuler, consultora especializada no segmento.
Integrante da equipe técnica da viagem, ela destaca também a importância das reuniões com representantes do Convention and Visitors Bureau (CVB) da região, que fizeram exposições especialmente preparadas para os profissionais brasileiros. A percepção geral foi de que o CVB tem um papel estratégico ao promover a venda do destino Chicago.
“Há uma grande integração e interatividade entre os fornecedores locais, sob a coordenação dos CVBs da cidade, e regionais”, destacou Fernando César Ferrero, empresário de Salvador, Bahia, e presidente do Salvador Convention Bureau e vice-presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.
A experiência norte-americana já provoca mudanças na realidade local. “Foi importante ver na prática a aplicação das funcionalidades do website do Bureau de Chicago. Quero transformar nossa página em um portal para o turista brasileiro ou estrangeiro em Salvador, oferecer mais serviços”, afirmou Ferrero.
O projeto:
O Excelência em Turismo é uma parceria entre o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), responsável pela execução do projeto.
Entre 16 e 25 de outubro o Excelência em Turismo visitará Valência, Zaragoza e Barcelona, na Espanha, com o objetivo de estudar ações em Eventos Culturais e Esportivos. Essa será a última viagem do programa em 2006.