Turismo na Paraíba integra tecnologia e cultura popular

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/06/2006

Tradicionalmente conhecido por ter uma das melhores festas de São João do País, o estado da Paraíba tem se mostrado, também, um potencial em negócios de tecnologia da informação. Com a proposta de apresentar esse nicho à imprensa nacional e internacional, o Sebrae no Estado e parceiros realizam, entre os dias 12 e 15 de junho, o 2º Forró & Tecnologia. O passeio turístico vai reunir, além de jornalistas, representantes de institutos de pesquisa local e outros formadores de opinião.

A proposta do evento é divulgar os produtos e serviços dessas empresas à mídia e mostrar à sociedade a diversidade de softwares e aplicativos que essas empresas desenvolvem e que vêm conquistando o mercado internacional. Na programação estão previstas visitas a parques tecnológicos, empresas do setor, universidades parceiras e passeio pelo forró Parque do Povo.

De acordo com a gerente da Unidade de Tecnologia da Informação do Sebrae no Estado, Jailma Araújo, a iniciativa apresenta a experiência realizada na região e promove a imagem da Paraíba.

"Nossas empresas já apresentam um bom nível de maturidade no setor e, alinhando a tecnologia às festas populares, mostramos esse potencial com o lado divertido e que chama a atenção", declara a gerente.



Paraíba na mídia:

A primeira edição do evento, realizada no ano passado, rendeu resultados positivos. Participaram jornalistas de alguns dos maiores veículos da imprensa nacional, como O Estado de S. Paulo, da mídia local, Diário de Pernambuco, de emissoras de rádio, e da revista especializada em negócios da América Latina, Business News América.

Além das empresas tecnológicas, os repórteres conheceram outros setores e atividades características da região, como a tradicional festa junina, o projeto de desalinização de águas e o artesanato em algodão colorido.

Segundo Jailma, a missão gerou mais de uma semana de destaque de notícias sobre as micro e pequenas empresas do estado e o projeto. "Os visitantes conheceram o Estado todo em festa e nós aproveitamos a oportunidade oferecida por eles", disse Jailma.

O roteiro turístico é uma ação do projeto Farol Digital, criado no ano passado para apoiar e orientar as empresas de tecnologia da informação na Paraíba. No total, 79 empresas das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos são apoiadas pelo projeto. Desde o início, as empresas vêm recebendo cursos e capacitações com foco em organização, gestão e qualidade.



Fonte: Sebrae