Cidade natal homenageia o pintor Paul Cézanne no centenário de sua morte.

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/05/2006

Dia 22 de outubro completará 100 anos desde o falecimento do pintor francês, Paul Cézanne. Em homenagem a esta data, o Granet Museum e a National Gallery of Art of Washington DC organizaram a exposição “Cézanne in Provance”, que a partir de 9 de junho estará em Aix-en-Provence, cidade natal do Pintor.

Nascido em 1839 Paul Cézanne veio de uma família abastada, ao contrário da maioria dos pintores da época, no entanto se recusou a fazer a vontade de seu pai e preferiu se dedicar à pintura ao invés de ser bancário ou advogado.

Na infância conheceu Emile Zola, influência fundamental para que fosse estudar em Paris onde se aproximou dos futuros impressionistas. Mas esta amizade terminou quando Zola publicou um romance que contava a história de um pintor fracassado, inspirado em Cézanne.

Embora hoje seus quadros valham milhões de dólares, não foi o que aconteceu durante sua vida, a crítica não valorizava sua maneira própria de pintar, ignorando a perspectiva e se fixando nas formas. Cézanne é considera o pai da pintura moderna.

Até o dia 17 de setembro será possível apreciar cerca de 120 das mais significativas obras de Paul Cézanne, entre pinturas a óleo e aquarelas, que estão no Granet Museum, em Aix. Mas já que os fãs de Cézanne estarão em sua cidade natal para reverenciar seu trabalho, o melhor a fazer é aproveitar a ocasião e também conhecer um pouco mais da vida do pintor e ver pessoalmente os locais que o inspiraram.

Existem roteiros desenvolvidos especialmente para aqueles que desejam se aprofundar no universo de Cézanne, onde é possível conhecer o local em nasceu, morou e estudou. Visitar a propriedade de sua família, Jas de Bouffon, que está aberta ao público especialmente para a celebração do centenário de morte. Ir a impactante montanha Saint Victoire, imagem dezena de vezes retratada por Cézanne, e muitos outros locais que normalmente são apreciados somente através das telas do artista.

Os que dispõem de mais tempo, podem ir até Paris e Ile-de-France explorar ainda mais a vida de Paul Cézanne e dos pintores que o influenciaram.









Fonte: Keith Prowse

E-mail: