Festival gastronômico movimenta 165 restaurantes em Pernambuco

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/05/2006

A partir deste mês de maio, a gastronomia pernambucana ganha novo destaque. O Sebrae reuniu diversos festivais do ramo, promovidos e apoiados pela instituição, e criou o Circuito Delícias de Pernambuco. Trata-se da realização de um conjunto de ações de qualificação e promoção das pequenas empresas do segmento voltadas para a melhoria dos produtos e serviços ofertados, visando dar maior visibilidade à gastronomia do Estado.

O evento foi lançado na segunda-feira (8/5), às 19h, nas unidades do Sebrae em Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, com a realização de uma videoconferência gerada no auditório da sede recifense. Na ocasião, a pesquisadora gastronômica Maria Lectícia Cavalcanti ministrará a palestra Formação da Culinária Pernambucana.

O Circuito foi formatado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e estima-se a adesão de 165 restaurantes, divididos em oito festivais que serão realizados nas cidades de: Caruaru (maio), Gravatá (julho), Recife (julho e outubro), Garanhuns (agosto), Serra Talhada (setembro), Petrolina (novembro) e Porto de Galinhas (outubro). Os estabelecimentos participantes criarão uma refeição exclusiva para o Festival, composta por prato principal, bebida e sobremesa.

O cliente pode adquirir apenas o prato principal, não sendo obrigatório o consumo da bebida e sobremesa, que serão apresentados como sugestão. Para auxiliar os restaurantes, antes do início do circuito em cada cidade, o Sebrae realizará auditorias, consultorias e capacitações em diversas áreas, como gestão de empresas, qualidade no atendimento e gastronomia.

Nas visitas aos estabelecimentos, o Sebrae também estimula estudos sobre os elementos culturais que influenciam a gastronomia local e a utilização de ingredientes típicos da região na produção dos pratos. Para atrair um maior público às cidades participantes, o circuito gastronômico será associado a outros projetos locais, como artesanato, flores, turismo, leite, cachaça, fruticultura e ovinocaprinocultura.

As pessoas que visitarem um estabelecimento participante e pedirem o prato exclusivo do festival receberão um cartão fidelidade. Acumulando sete selos dos restaurantes participantes do Circuito em qualquer cidade, ao final do evento, receberá em casa, como brinde, o livro do Circuito. O cartão terá validade por todo o circuito.

Terminado o Circuito, haverá um evento comemorativo, em que serão premiados os restaurantes mais bem avaliados pelos consumidores e o lançamento do livro sobre a gastronomia pernambucana com todas as receitas dos pratos criados para os festivais. Os dois melhores pratos de cada festival participarão do Gourmet Show, que será realizado na Fispal Recife, em novembro.

A campanha de divulgação do Circuito Delícias de Pernambuco contará com peças como: banners, placas, cartão de fidelidade, faixas, display de mesas e anúncios em rádio, jornal, televisão e revista, além da disponibilização de um guia de restaurantes participantes. A primeira cidade a receber o festival é Caruaru. O evento reúne 15 restaurantes da cidade entre os dias 19 e 25 de maio.

Fonte: Sebrae