Editoria: Vininha F. Carvalho 31/07/2006
Aqueles que gostam de estar próximos à natureza para passear ou praticar esportes não precisam mais sair da cidade de São Paulo. Isso porque o Parque da Juventude, onde funcionava a Casa de Detenção do Carandiru, acaba de ganhar o maior circuito de arborismo já construído em um parque urbano. Totalmente gratuito é voltado a crianças e adultos de 12 a 80 anos.
A novidade está dentro de uma área isolada de 16 mil metros quadrados de bosque, com alguns exemplares remanescentes da Mata Atlântica e passa a ser utilizada para a prática do arborismo, atração inédita em um parque urbano na Capital. A atividade consiste em andar por caminhos suspensos construídos entre as árvores.O projeto Arborismo no Parque foi desenvolvido e é de responsabilidade da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo – FEMESP.
Para a utilização segura do Arborismo no Parque da Juventude a FEMESP disponibilizou monitores qualificados com grande experiência em atividades de turismo de aventura que acompanharão os visitantes desde nível do solo até o alto das copas das árvores. Outro ponto de destaque são os equipamentos de proteção individual totalmente homologados.
O circuito de arvorismo possui 11 travessias. Uma escada tipo “pirata” dá acesso à primeira plataforma que leva aos outros “desafios” como ascensão por rede de cordas, descida em rapel, ponte pênsil, até uma descida final em tirolesa.
A altura do circuito varia de 8 a 16 metros. Durante todo o percurso suspenso o praticante fica permanentemente conectado a um cabo de segurança independente, garantindo sua total segurança.
Outras atrações da área são: a trilha suspensa e a trilha contemplativa. A Trilha suspensa é um complemento ao circuito de arborismo. Suspensa e de caráter contemplativo foi projetada de forma a permitir sua utilização por pessoas que apresentem dificuldades para acessar o circuito principal, como preparo físico insuficiente, alguns tipos de deficiência física ou medo de altura.
A Trilha Contemplativa serve tanto para conduzir o visitante aos pontos de acesso do circuito de arborismo e da trilha suspensa, além de possibilitar que o visitante percorra cerca de 1 km de trajetória no interior da mata.
“Esse projeto vai ao encontro dos objetivos de promoção de melhoria da saúde e qualidade de vida da população, proporcionando também uma excelente exposição ao tema transversal da preservação do meio ambiente”, afirma o presidente da FEMESP, Silverio Nery.
O que é “arborismo” :
O Arborismo, ou arvorismo em algumas grafias, é uma atividade desenvolvida originalmente por cientistas (botânicos, biólogos, ornitólogos, etc.) para o estudo do dossel, ou seja, o ambiente da copa das árvores.
Para facilitar o acesso e a circulação nesse ambiente, os cientistas utilizavam cordas e montavam passarelas de observação nos troncos das árvores maiores.
Gradativamente foram desenvolvidos diversos tipos de travessias entre as árvores, utilizando-se cordas e posteriormente cabos de aço quando se objetivava montar estruturas para uso mais intenso.
Dessa prática surgiu a utilização puramente recreativa desses acessos e travessias, combinando a observação privilegiada do ambiente natural do dossel com uma atividade física moderada, ambos bastante prazerosos.
Serviço:
Circuito de Arborismo no Parque da Juventude
Av. Zachi Narchi, 1309, Carandiru (metrô Carandiru)
Funcionamento: Quinta a Sábado, das 9h30 às 15h30 – Grátis