Informativo eletrônico ligado à assuntos ambientais e sociais.

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/07/2006

Aborda: A degradação que o meio ambiente vem sofrendo no decorrer dos anos por ação antrópica.

Objetivo: Promover a conscientização ambiental ligada ao bem-estar social e a qualidade de vida, através de atividades relacionadas ao dia-a-dia das comunidades. Informar e orientar sobre um determinado assunto ambiental, expondo os problemas e as possíveis soluções. Sempre lembrando que para o homem nascer, crescer, se reproduzir e evoluir necessita de um ambiente saudável. Nossa meta também é ajudar e transmitir à população projetos ambientais para a preservação dos recursos naturais rumo a sustentabilidade, que é a garantia de vida para as próximas gerações.

Metodologia: Para garantia de vida é necessário construir o futuro com técnicas realizadas através de uma série de informações coletadas com criatividade e ousadia. Colocando sempre em pauta assuntos relacionados ao cotidiano da população, como: poluição e disciplina no uso de água, fonte da vida, como diz o tema da campanha da fraternidade no ano de 2004.

A idéia é explorar a cada edição um determinado tema, a exemplo do que já vem sendo feito, como a questão: “Água” relatada na matéria “Billings pode "encolher" 60% em 50 anos” divulgada pelo site Folha On Line, dia 25/04/2005 - 09h00:

“Um levantamento feito com centenas de imagens aéreas e de satélite da represa Billings, na região metropolitana de São Paulo, sugere que ela pode complicar ainda mais a situação do já combalido sistema de abastecimento de água da capital.
Daqui a 50 anos, sugere o estudo da ong Proam (instituto brasileiro de proteção ambiental), 60% da capacidade de armazenamento da represa estaria comprometida, e em menos de um século ela poderia deixar de existir, se as tendências atuais forem mantidas.
Hoje, a área metropolitana já "importa" cerca de 60% da sua água da bacia do rio Piracicaba, mas a Billings ainda fornece água para cerca de 4,5 milhões de pessoas em São Paulo e na região do ABC.(Reinaldo José Lopes, da Folha de S.Paulo.)”.

Outro assunto que parece tão distante de nossa realidade, principalmente em grandes centros urbanos, é a relação devastação e reflorestamento.

Tema esse que acaba se tornando próximo quando nos deparamos com estatísticas que apontam que 80% do estado de São Paulo esta sofrendo processos erosivos, causando perdas de 194 milhões de toneladas de terra por ano.

Poucas pessoas sabem que uma das formas de evitar esse problema é plantando uma árvore.


Enchentes: com a cobertura do asfalto por toda a cidade, quando ocorrem fortes chuvas a água não tem para onde escorrer e acaba alagando e destruindo casas. Nesse caso vamos procurar técnicos de diversas áreas para discutir soluções. O que também será feito com outros assuntos.

Reciclagem de lixo, que gera renda e contribui com o lado social, resgatando vidas. Saneamento básico, esgoto, higiene também serão abordados e discutidos em nosso trabalho.

Isso prova que vivemos em um mundo onde homem e natureza estão ligados, e se cada um não fizer a sua parte vamos enfrentar, a cada ano, mais problemas que poderiam ser evitados, muitas vezes com uma simples atitude. Por isso, vale lembrar que cada um deve fazer a sua parte enquanto cidadão e profissional.


Fonte: Podbrasil

Endereço: