São Paulo sediará o primeiro aquário temático do Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/06/2006

Os aquários sempre despertaram grande fascínio e curiosidade em pessoas de todas as idades, o que torna os aquários públicos um grande foco da atenção humana.Eles têm se destacado em todo o mundo pelo lazer e entretenimento que oferecem ao visitante e pelo diversificado conjunto de projetos ecológicos, científicos, culturais, sociais e educacionais que apresentam.

A elaboração, implantação e manutenção de um aquário aberto à visitação pública garante qualidade funcional, pois sua existência é reflexo da excelente manutenção em seus sistemas aquáticos, de exposição e tratamento, além dos programas educativos, propostas de manejo e de gestão.

O Aquário de São Paulo, que será inaugurado no dia 06/07, às 20hs, estará aberto ao público a partir do dia 07/07, apresentará aos seus visitantes uma oportunidade única de conhecer de perto a realidade de diversos ecossistemas aquáticos nacionais e mundiais.

Localizado na rua Huet Bacelar, nº 407, Ipiranga, trata-se de um complexo de entretenimento de lazer, cultura e educação ambiental, em uma temática aquática, dotado de tanques, aquários, aqua-terrários, lagos, painéis descritivos e ferramentas educacionais, com elevado nível de exposição, funcionalidade técnica e pioneirismo na Cidade de São Paulo.

Em mais de 3.000 m², o Aquário de São Paulo convida os visitantes a entrar num mundo fantástico, estimulados a valorizar o lazer educativo, que fortalece a reflexão da importância da preservação ambiental e de sua responsabilidade com o meio ambiente.


Objetivos:

Além de reproduzir alguns dos principais ambientes aquáticos nacionais e mundiais e expor de forma integrada os organismos que habitam os ecossistemas, um dos principais objetivos do Aquário de São Paulo é proporcionar entretenimento e conhecimento ao visitante, através da visualização e compreensão de diversos ambientes aquáticos, e ainda compor o programa de manutenção e manejo, com profissionais especializados.


Exposição:

Com uma estratégia utilizada nos aquários públicos internacionais, mas pouco explorada nas instituições nacionais, o Aquário de São Paulo apresenta características ambientais dos ecossistemas de cada recinto. Isso através da reprodução de alguns dos principais ecossistemas aquáticos brasileiros, presente também na decoração e tematização desenvolvida para os visitantes terem a sensação de se integrar ao ambiente natural representado em cada aquário.


Atrações:

- Vale dos Dinossauros: réplicas mecatrônicas de dinossauros;

- Aquário de São Paulo: composto por 4 temas: Rio Tietê, Selva Brasileira, Pantanal e Amazônia, os ambientes destes temas foram criados para que os visitantes conheçam a realidade de diversos ecossistemas aquáticos brasileiros e mundiais. Os ambientes recriam com fidelidade e riqueza de detalhes as condições oferecidas pela natureza.

- Museu: fósseis de peixes, tubarões e outros animais taxidermizados, tubarões e outros animais mantidos em formol, crânio de baleia, tartarugas marinhas taxidermizadas, réplica de alguns animais da era do gelo, entre outros;

- Planetário: espetáculo sobre astronomia.


Fonte: Marcio Duarte - Aquário de São Paulo