O consumo de água no Brasil é bastante baixo

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/06/2006

O consumo de água per capita varia de país para país e de lugar para lugar, sendo significativamente maior nos países desenvolvidos, comparativamente ao Brasil. No Brasil o maior consumo per capita é observado no Distrito Federal, que é ainda 33% menor que o consumo médio do Canadá.

Em regiões onde a situação de falta dágua já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do continente africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de 19 m³/dia, ou de 10 a 15 litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar 2 mil litros/dia.

As águas públicas, que precisam de tratamento e transporte, têm uma distribuição diferente. Aproximadamente 60% desta água serão usados para fins domésticos, 15% para fins comerciais e 13% em indústrias. O restante, para fins públicos e outras necessidades.

– No Brasil, o consumo de água per capita multiplicou-se por mais de dez ao longo do século 20. Mesmo assim, existem milhões de cidadãos sem acesso a água de qualidade. É necessário um investimento significativo por parte das autoridades, que se não for efetuado poderá levar ao caos social derivado da falta dágua. Já nos outros países, onde além do problema de gerenciamento existe a falta de reservas de água, o problema poderá ser realmente gravíssimo no futuro próximo – avalia Pedro Jacobi.

Fonte: Jornal do Senado