Becos e Vielas promoverá oficina de dança Árabe no Jardim Ângela-SP

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/01/2006

Um encontro para mulheres de todas as idades. Mas, as inscrições precisam ser feitas com antecedência porque as vagas são limitadas.

A oficina chama-se "Dança pela água em missão de paz", uma iniciativa que visa aproximar mulheres da comunidade, conversar sobre padrões estéticos que limitam a compreensão da beleza feminina.

A dança Àrabe é milenar, registrada entorno de 5.000 a.c., desde o reino da antiga Mesopotâmia, com cerca de 3.000 movimentos possíveis de serem executados pelo corpo humano. Sua base histórica se origina das danças beduínas em rituais de homenagem ao ecossistemas nos quais habitavam os povos nômades. Essa história começa entorno de 11.000 a.C., em Jericó-Palestina, quando as beduínas passaram a desenvolver a agricultura.

As danças beduínas aplicadas na oficina "Dança pela Água em Missão de Paz" objetivam resgatar a memória ancestral que todas as mulheres possuem das suas relações com o ciclo hidrológico, através dos movimentos executados pelas beduínas quando agradeciam aos Deuses pelo presente que lhes traziam de bons ventos, boas águas e boas colheitas.


Facilitadora:

Amyra El Khalili é diretora da Cia El Khalili Arabian Dances com mais de duas décadas de pesquisas de ritmos árabe-brasileiros, foi premiada nacional e internacionalmente pelo trabalho. É idealizadora da oficina "Dança pela Água em Missão de Paz!" realizada com mulheres de diversas comunidades Brasil. Também é economista e Presidente da ONG CTA/Projeto BECE (sigla em inglês) Bolsa Brasileira de Commodities Ambiental.

Becos e Vielas Z/S é uma publicação da Oficina Experimental de Jornalismo – Módulo Jardim Ângela, criada pela Associação de Incentivo às Comunicações – Papel Jornal. O projeto, que envolve jovens sob a orientação de jornalistas, artistas gráficos, fotográficos, lingüistas e administradores, acontece no bairro do Jardim Ângela, zona Sul da capital paulista. Uma proposta de democratização da informação.

Serviço

Data/horário: 29/01/2006 (domingo) das 14h às 16h30
Local: ONG Papel Jornal - Av. Ivirapema,42A
Número de vagas: 50
Público: mulheres de todas as idades.

Gratuito – participante deverá levar um prato de salgado ou doce para um lanche comunitário.

Inscrições: (11) 5831 5954 (das 14h às 16h)

Divulgado por
Nylda Rodriguez
Jornalista/SP
Cel: (11) 9251 9895




MOVIMENTO MULHERES PELA P@Z! E BECOS E VIELAS Z/S

REALIZAM

OFICINA
DANÇA PELA ÁGUA EM MISSÃO DE PAZ

JD ANGELA-
PERIFERIA DE SÃO PAULO
JANEIRO DE 2006


OUÇA NO LINK > Projeto Samba do Ventre:
http://www.biedesenvolvimento.org/amyra_sambadoventre.htm

A Cia El Khalili Arabian Dances
Estudos e Pesquisas de Ritmos Árabe-Brasileiros

El Khalili Arabian Dances, fundado pela economista e profissional de danças étnicas árabes Amyra El Khalili, desenvolve pesquisas auditivas e novas técnicas de movimentos, realizando um mix de ritmos que vão desde os clássicos árabes até o Funk Jazz, passando pelos ritmos caribenhos e latinos. Todo esse trabalho é exclusivamente destinado às atividades sócio ambientais e educacionais, estimulando os participantes, através de seu envolvimento sensitivo, a descobrir o importante papel que desempenha o processo de miscigenação de etnias no Brasil e no mundo.

A Cia El Khalili Arabian Dances desdesenvolve há mais de duas décadas um trabalho significativo com crianças carentes e adolescentes, aposentados e idosos, deficiente físicos e portadores de doenças infecto-contagiosas, HIV, negros e mulheres, entre outros excluídos, através da consciência corporal, despertando-lhes a auto-estima e resgatando o valor da vida, contra a violência através da comunicação corporal, das Danças Folclóricas e de Raízes.

O trabalho também visa contribuir para a maior socialização das comunidades que participarem, demonstrando respeito por diferentes manifestações culturais, tomando por base a milenar cultura oriental e nômade, através de estudos e pesquisas de ritmos árabe-brasileiros.

O grupo é criador da técnica “Samba do Ventre”, cujos direitos autorais foram doados com o objetivo de viabilizar parcerias e investimentos sócio-educacionais, afim de formar crianças e adolescentes vítimas das guerras e da violência urbana e/ou rural para dança, teatro, música, cinema, literatura e artes plásticas, além de laboratórios de comunicação corporal aplicada a treinamentos em Recursos Humanos. Iincentivar e promover pesquisas da agregação de valor da cultura árabe à cultura brasileira, e proporcionar a integração com as comunidades judaicas na busca "Pela Paz no Oriente Médio e pela libertação da auto-estima feminina através da música, da dança oriental e todas as manifestações sócio-culturais que derivaram deste caldeirão étnico chamado BRASIL."


OFICINA DE DANÇAS ÉTNICAS ÁRABE-BRASILEIRAS
EXCLUSIVAMENTE PARA MULHERES

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO CORPORAL PARA TODAS AS IDADES, SEM DISCRIMINAÇÃO ESTÉTICA, ESPECIALMENTE.

Objetivos:
A Comunicação Corporal para e apenas entre as Mulheres despertará nas participantes a consciência da importância de movimentar-se a partir da execução de exercícios simples, incentivando a aplicação da expressão corporal no combate ao estresse, com dinâmicas que possibilitem suas sinergias, ritmadas de acordo com a capacidades de cada uma no desenvolvimento de sua coordenação físico-motora.

Metodologia:
A Oficina Dança pela Água em Missão de PAZ, objetiva buscar os movimentos das águas (femininos) resgatando os cultos de fertilidade da terra dançados pelas mulheres beduínas, em agradecimento a natureza. São movimentos herdados dos nossos antepassados, pois através das sinalização dos répteis subindo os rios, permitiam realizar o planejamento familiar, ou seja, detectar o momento ideal para a semeadura do trigo, a previsão das chuvas, das colheitas, safras de grãos que garatiam sete anos felizes de vacas gordas para a comunidade que vivia à beira dos rios de água doce. Entaltece a auto-estima feminina através da integração em grupos de expressões tribais contra a violência e pela PAZ.

Carga Horária: 1 hora

Traje para a Oficina (Aula):
Bermuda e camiseta ou agasalho confortável, tênis ou descalças.

OUÇA NO LINK > Mulheres Pela P@Z!
http://www.biedesenvolvimento.org/amyra_mmpp.htm

MOVIMENTO MULHERES PELA P@Z!

O "Movimento Mulheres pela P@Z!" é uma coalizão de forças femininas que terá agilidade para formar cardumes e dispersá-los, verdadeiros arrastões, se necessário for, através das redes "clusters" de comunicação, pelas correntes marítimas internautas. O objetivo é combater pestes e pragas causadas pelo desequilíbrio biológico, conseqüência da intolerância, prepotência, arrogância, vaidade e ganância, dentre outros sentimentos medíocres do Homem que alimenta a discórdia, a concetração de capital, o monopólio da informação, enfim, contra o terrorismo nas suas mais diferentes faces.

Fonte: MOVIMENTO MULHERES PELA P@Z