A importância social da reciclagem da embalagem

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/01/2006

Felizmente já existe nos meios empresariais brasileiros a compreensão da importância da embalagem para agregar valor e melhorar a competitividade de seus produtos. Impulsionada pela concentração populacional nos centros urbanos, no Brasil, chegando a quase 80%, a sociedade de consumo em nosso país também já se conscientizou desta importância, pois 86% dos gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza são comercializados no sistema de auto-serviço onde a embalagem desempenha um papel preponderante.

Falta agora a sociedade brasileira tomar consciência da importância social da reciclagem de embalagens, uma atividade capaz de gerar uma enorme quantidade de valor, trabalho e renda para pessoas sem qualificação profissional que obtém hoje em dia o seu sustento recolhendo embalagens vazias e as vendendo para cooperativas e recicladores.

Estudos recentes indicam que o número de “catadores” espalhados pelo Brasil está quase alcançando a casa do milhão de pessoas e esta atividade, impulsionada pelo trabalho de centenas de cooperativas, ongs e entidades que procuram instrumentalizar e ajudar o seu desenvolvimento, vem ganhando contornos bastante expressivos dos pontos de vista social, econômico e ambiental. Por outro lado, a indústria recicladora já está instalada e operante no país, e novas tecnologias surgem continuamente, mostrando que este é um segmento em franca ascensão.

Responsável pela organização e representação da Indústria de Embalagem, a ABRE vem acompanhando de perto este movimento e possui um Comitê de Meio Ambiente que atua nesta área propondo soluções, disseminando informações e interagindo com as entidades públicas e privadas nas questões ligadas à legislação e programas específicos.

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem criou e disponibiliza no seu site o texto base da proposta do Programa Brasileiro de Reciclagem que a entidade quer ver implantado no Brasil.

A indústria de embalagem acredita que dada à importância social da reciclagem de embalagens, este assunto merece por parte da sociedade brasileira, das entidades governamentais e especialmente das prefeituras que são o poder público mais próximo desta questão, uma maior preocupação e um tratamento condizente aos importantes benefícios que a reciclagem pode trazer para a população mais carente.

A preocupação com o destino desta população precisa estar presente em todas as iniciativas que venham propor soluções para esta questão, sejam em forma de legislação ou ações governamentais para que elas não se vejam, de repente, privadas de seu sustento.

O Brasil tem muito a ganhar com a reciclagem de embalagens, tanto do ponto de vista ambiental, principalmente, do ponto de vista social.



Autoria: Fábio Mestriner é presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, professor de Design da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e diretor da Packing Design de Embalagem

Fonte: Matéria Primma Assessoria de Comunicação