Editoria: Vininha F. Carvalho 29/12/2005
Número de turistas dever crescer 12% na temporada, que movimentará R$ 715 milhões no estado. A alta estação turística do Ceará, com previsão de receber 650 mil visitantes , entre 15 dezembro deste ano e 15 de fevereiro de 2006, vai ser lançada oficialmente dia 17, na praia de Canoa Quebrada, município de Aracati, a cerca de 164 quilômetros de Fortaleza. No dia 20/12, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) iniciou as ações de boas-vindas em Fortaleza.
Confirmadas as estimativas para essa alta estação representaria aumento de 12,4% sobre os 578 mil desembarcados na capital, no 2004/2005. A movimentação de visitantes sinaliza injeção de R$ 715 milhões na economia do Estado, no global dos 3 meses, calcula a Setur.
"Essa será a alta estação mais movimentada do Ceará dos últimos anos", acredita o secretário do Turismo do Estado, Allan Pires de Aguiar. A Setur vai reforçar as ações com o trabalho de 120 informantes turísticos, treinados para receber os visitantes nos principais pontos de atração da capital e realizar pesquisas, a fim de identificar o perfil do turista.
Os estagiários, capacitados no Senac, também deverão acompanhar os visitantes no city tour, roteiros de compras e pontos turísticos. A coordenadora da alta estação, Cristina Serpa, observa que a Setur buscou conscientizar os profissionais envolvidos diretamente com o turista, a "vestirem a camisa do Ceará". A capacitação envolve recursos da Setur e do Ministério do Turismo.
Informantes turísticos, taxistas, tapioqueiras e vendedores da feirinha da Beira-Mar, Centro de Turismo e Mercado Central estarão uniformizados para a alta estação. "Estamos empenhados em mostrar a responsabilidade de fazer turismo no Ceará", diz Cristina. A idéia da Setur é mostrar também ao cearense como o trabalho no setor pode gerar emprego e renda no Estado.
O coordenador de Marketing, Pedro Capibaribe, adianta que as ações previstas envolvem, além da tradicional distribuição de chapéu de palha, marca do Estado, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com capacidade para receber 2,7 milhões passageiros, as apresentarão do maracatu Vozes DÁfrica e bandinhas de carnaval em janeiro e fevereiro. Os turistas que desembarcarem de 12 navios internacionais, previstos para atracar no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, no período da alta estação, também ganham recepção especial, com distribuição de chapéus de palha e material informativo do Estado.
Capibaribe diz que os investimentos na alta temporada foram estimados em R$ 220 mil para receber os visitante,reforçando o trabalho realizado no ano todo. O governo do Estado aplicou em ações de marketing cerca de R$ 3 milhões, em 2005, incluindo participações em feiras nacionais e internacionais, para divulgar as belezas naturais e os novos destinos e produtos do Estado.
"Investimos também na atração de novos vôos charter e regulares", assinala Capibaribe. A empresa Air Madri, por exemplo, confirmou a rota Madri/Fortaleza e Buenos Aires/ Fortaleza, a partir de 18 de janeiro. "A aeronave terá capacidade para 298 passageiros, com duas freqüências regulares semanais", diz. A meta de 2006 é receber 2,250 milhões de turistas, diante dos 2 milhões previstos para este ano.