As verdadeiras razões do estresse em Vendas

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/12/2005

O estresse total é uma experiência miserável para qualquer um, principalmente para quem trabalha com Vendas. É quando a pessoa atinge o ponto máximo de exaustão e frustração e não parece haver saída. Felizmente, existe sim um jeito de vencer essa luta. Mas primeiro temos que entender melhor o inimigo.

O estresse está associado às conquistas no mundo dos negócios, particularmente em Vendas. Você já chegou alguma vez ao ponto de exaustão, ou sente-se próximo disso? Será por que você anda trabalhando demais?

Talvez seja porque você está forçando e exigindo demais de si mesmo. Mas talvez não. Antes que você culpe o trabalho, dê uma boa olhada na sua vida. Não só a vida no trabalho, mas de forma geral. Você consideraria a sua vida equilibrada nestas quatro áreas?

Fisicamente
Espiritualmente
Emocionalmente
Mentalmente

Se a resposta for não, então essa falta de equilíbrio é provavelmente a causa do seu estresse. Se você ainda não chegou ao ponto extremo, você vai acabar estourando o limite se você fizer um esforço concentrado para equilibrar essas 4 coisas.

As pessoas que sofrem esse desgaste não trabalham necessariamente mais do que os outros. Elas apenas vivem vidas desequilibradas - vidas que, basicamente, estão pedindo socorro. Então, o que podemos fazer para trazer mais equilíbrio às nossas vidas? Para o especialista norte-americano Dave Anderson, esta é uma pergunta importante, porque a falta de equilíbrio vai acabar afetando não só sua performance como vendedor, mas sua saúde e qualidade de vida também.


Teste seu equilíbrio

Aqui estão algumas questões básicas para ajudá-lo a conscientizar-se sobre o equilíbrio (ou falta de) na sua vida, usando as 4 áreas mencionadas acima para medir a coisa. Dê uma nota de 1 a 10 para você em cada uma dessas áreas. Com base no seu resultado, veja o que você precisa fazer para melhorar - e faça.

1) Saúde física: Inclui não apenas exercícios físicos, mas também a qualidade da sua alimentação. Exercícios e a dieta adequada são fundamentais para sua performance.

Como você se sente geralmente?
Você faz check-ups regulares com seu médico?
Você tem uma rotina consistente de exercícios?
Você tem uma rotina de alimentação consistente e saudável?
Nota: _______

2) Saúde espiritual:

Você escuta fitas motivadoras, lê livros motivacionais, pratica alguma forma de religião ou medita?
Você encontra paz ao ler ou estudar algumas doutrinas ou textos?
Você faz com que as atividades acima sejam parte da sua vida diária, ou são estritamente para cerimônias?
Existem princípios e valores que você conquista através do estudo espiritual que guiam sua vida e ações?
Nota: _______

3) Saúde emocional: O equilíbrio emocional tem a ver com a saúde dos seus relacionamentos.

Como está o relacionamento com seu parceiro, família, amigos e colegas?
Algum desses relacionamentos está precisando de conserto?
Com que intensidade isso afeta seu trabalho e sua vida?
Quanto você tem se dedicado a consertar, manter e melhorar os relacionamentos que podem ajudá-lo a equilibrar sua vida?

Nota: _______

4) Saúde mental: O equilíbrio mental está relacionado à aprendizagem contínua.

Você tem um plano de crescimento pessoal?
Você procura conhecimentos, ou fica esperando que alguém faça isso por você?
Que nota você daria para sua biblioteca pessoal?
Que nota você daria para a qualidade da sua leitura diária?
Quantos livros você leu no ano passado?
Quantas palestras você assistiu no ano passado?

Aprender novas coisas e crescer pessoalmente é uma das coisas mais motivadoras que você pode fazer por si mesmo. Além disso, contribui com aqueles à sua volta, porque você acaba transformando-se numa pessoa que sempre agrega valor.



Resultados

Qual foi sua nota final?
Aonde você é melhor, ou mais forte? Em que áreas fica clara a necessidade de investir mais tempo e energia? Todas as 4 áreas são importantes, porque é sempre no elo mais fraco que a corrente arrebenta.

Você vai se dedicar a tomar as ações necessárias para trazer mais harmonia a estas áreas, com conseqüência direta sobre a longevidade e prosperidade da sua vida, tanto pessoal quanto profissional? Lembre-se da alternativa: estresse e desgaste total, com toda a bagagem miserável que isso traz junto.

A verdade é que a sua vida provavelmente nunca estará no equilíbrio completo. A minha com certeza nunca esteve. A chave não é a procura de um ponto místico de equilíbrio, mas sim a caminhada para chegar lá. No que você se transforma durante a jornada é o que realmente importa. E a diferença está toda em começar a caminhada. Para Dave Anderson, é uma maratona que dura a vida inteira, e talvez você nunca cruze a linha de chegada. Mas a transformação na sua vida, corpo e mente certamente valem a pena.

O fato de criar um estado de crescimento perpétuo, avaliando e corrigindo seu curso de ação, também não é o essencial. O ponto importante é que, ao iniciar a jornada e fazer esse esforço, você dará passos largos em direção a uma vida mais feliz, saudável e produtiva. E o melhor de tudo é que você não precisa se destruir para conseguir isso.





Raúl Candeloro é palestrante e editor da revista VendaMais, além de autor dos livros Venda Mais, Negócio Fechado e Correndo Pro Abraço, sendo editor de conteúdo do site VendaMais, uma das maiores comunidades em Vendas e Marketing do Brasil.



Fonte: Ana Navarro

Endereço: