Editoria: Vininha F. Carvalho 15/12/2005
O projeto Caravana Brasil da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) encerra o ano com a realização de quatro viagens no mês de novembro, que levaram operadores dos Estados Unidos, Portugal, Itália e Alemanha para vários destinos brasileiros. A primeira delas, de 13 a 19, contou com a vinda de norte-americanos do segmento de turismo de Incentivo para o Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Manaus (AM). De 14 a 20 foi a vez de portugueses conhecerem as atrações culturais de Florianópolis (SC), Porto Alegre e Serras Gaúchas (RS). O segmento de Incentivo também foi o motivo da viagem dos italianos que, de 17 a 29, visitaram o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (PR) e Porto Seguro (BA).
O mês encerrou com alemães, suecos e suíços, que comercializam o segmento de Golfe em visita, de 20 a 27/11, a resorts da Bahia. Todas as viagens foram apoiadas pelos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) da EMBRATUR no exterior, que funcionam em parceria com a FBC&VB (Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux).
A executiva da TAP Portugal, Isabel Alexandra Leitão, achou “maravilhoso o roteiro pelo sul do Brasil, que ainda não conhecia”. Já Pedro Dias, diretor da Geotur de Portugal disse que "o trabalho do EBT Lisboa foi do melhor que já teve no Brasil até hoje".
Para a gerente de Apoio à comercialização da EMBRATUR, Jurema Monteiro, responsável pelo projeto Caravana Brasil, as últimas saídas de 2005 mostram o quanto o programa evoluiu: "Apuramos os convidados com o apoio dos EBTs e também melhoramos a seleção e operação dos roteiros.
Prova disso é a satisfação dos operadores portugueses que visitaram Florianópolis e a Serra Gaúcha, além de terem participado do Festival de Turismo de Gramado. Eles viram que o Brasil vai muito além do Sol e Praia. Isso tudo atende integralmente os objetivos do projeto e também do Plano Aquarela Marketing Turístico Internacional", disse. O Plano Aquarela dá as bases para a promoção do Brasil no exterior nos próximos anos.
Os dez maiores operadores portugueses no ranking de faturamento, profundos conhecedores e apreciadores do nosso litoral, vieram ao País dessa vez para conhecer destinos culturais. Acompanhados pela executiva-chefe do EBT de Lisboa, Vera Sanches, passaram por roteiros culturais nas cidades das Serras Gaúchas: Bento Gonçalves, Canela e Gramado. Nessa última, onde acontece o famoso festival de cinema, participaram do Festival de Turismo de Gramado, que ocorreu entre os dias 17 e 20, um dos mais importantes da América Latina. Além disso, conheceram também o patrimônio histórico de Florianópolis e Porto Alegre.
O segmento de Incentivo trouxe três operadores norte-americanos e nove italianos. Eles conheceram vários hotéis e equipamentos. Os italianos foram acompanhados pelo executivo-chefe do EBT de Milão (Itália), Geraldo Peccin, e visitaram Cataratas do Iguaçu (PR), Trancoso e Arraial da Ajuda (BA), entre outros locais. No segmento de Golfe, passaram pelo litoral do Estado da Bahia 16 operadores, sendo nove alemães, cinco suecos e um suíço, para visitar o Costa do Sauípe Golf Links, na Costa do Sauípe, o Comandatuba Ocean Course, no município de Una e o Terra Vista Golf Course, em Trancoso.
Japoneses conhecem Foz do Iguaçu:
O Escritório de Promoção do Mercosul no Japão, situado em Tóquio, realizou duas viagens de familiarização com operadores e agentes japoneses. A primeira aconteceu, de 11 a 21 de novembro, com oito participantes que estiveram no Brasil, em Foz do Iguaçu, onde o coordenador privado do projeto JICA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão) - Mercosul, Laércio Branco, apresentou o projeto Descubra Brasil e falou sobre os cinco segmentos turísticos brasileiros apontados pelo Plano Aquarela para o trabalho de promoção no mercado internacional: Sol e Praia, Negócios e Eventos, Cultura, Ecoturismo e Esporte. Depois os operadores seguiram para o Paraguai, Argentina e Uruguai.
Durante a estada na Argentina eles fizeram uma breve visita à FIT (Feira Internacional de Turismo), que aconteceu entre 19 e 22, em Buenos Aires. Eles foram acompanhados pela assistente do escritório, Luisa Miyuki. Essa viagem foi organizada e financiada pela JICA e países membros do Mercosul, sendo que no Brasil, o famtour teve o apoio da EMBRATUR e do Iguaçu Convention & Visitors Bureau.
A outra viagem, de 11 a 28/11, contou com seis operadores, dois representantes da VARIG Japão e um representante da operadora Service Global. Os destinos visitados foram São Paulo (SP), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR), Morretes (SC), Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Porto Alegre e Rio de Janeiro.
A ação foi organizada pela VARIG e operacionalizada na parte terrestre pela operadora Service Global.As duas viagens foram multi-produtos e tiveram como objetivo diversificar a oferta turística brasileira no Japão. A ação contou com o apoio institucional da EMBRATUR e do escritório do Japão. Essa representação é dedicada à promoção conjunta dos países do Mercosul no país, em parceria com a JICA.
Todas as informações necessárias referentes ao Projeto Caravana Brasil e de Press Trips, como descritivo do projeto, objetivo, fotos, manuais e relatórios, de todas as saídas nacionais e internacionais, encontram-se no Portal Brasileiro do Turismo.