VELOCERÁ 2006 -1º Campeonato de Rally Cross-Country do nordeste

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/03/2006

O rali cross-country no Ceará é um sonho de longa data para pilotos e navegadores locais. No estado, o rali é um esporte em franco crescimento e, a cada ano, surgem novas duplas e mais cearenses se destacam nos principais campeonatos regionais.

A prática começa com as provas de regularidade, mas depois de um tempo, os competidores sentem a necessidade de desenvolver mais a ousadia, e daí entra em cena as provas de rali cross-country.

Atualmente no Brasil, somente dois campeonatos são efetivos: o Brasileiro com seis etapas previstas para este ano, e o campeonato paulista, que também promoverá em 2006, seis etapas.

No Brasil participar de um Rally dos Sertões é um dos maiores sonhos daqueles que participam de rali cross-country. Vale lembrar que o Sertões é a disputa nacional mais exigente, e que para acelerar em suas trilhas, é necessário que os competidores tenham o mínimo de experiência para evitarem riscos de acidentes e quebras dos carros.

O nordeste tem grandes nomes nesta modalidade de rali, como Riamburgo Ximenes e Rogério Almeida, que sabem o quanto é custoso se deslocar até os estados do sul e sudeste do País para participar de campeonatos, adquirir cada vez mais habilidades e principalmente, conquistar bons resultados.

Por esse motivo, surgiu o Velocerá, um campeonato estadual que tem como principal objetivo possibilitar aos competidores nordestinos uma competição de rali cross-country acessível a quem mora na região. Em 2006, serão realizadas quatro etapas, todas no Ceará.


Velocerá:

O Velocerá é um rali realizado em apenas um dia e cada etapa em um local diferente. O circuito é de aproximadamente 40 quilômetros, percorrido em três voltas - sendo chamadas de especiais.

Há um intervalo de duas horas entre cada bateria, onde os carros podem receber apoio mecânico.

São três as categorias do Velocerá:

- Production

- Super Production

- Protótipos

Estas categorias são as mesmas existentes tanto no campeonato Paulista, quanto no Brasileiro. O regulamento é praticamente o mesmo, salvo alguns ajustes para a nossa realidade.

O Velocerá já realizou em 2005 duas provas experimentais. A primeira aconteceu no dia 24 de Setembro e contou com um grid de 14 veículos. A segunda aconteceu em 17 de dezembro e nela compareceram 18 carros, incluindo competidores do sudeste do País. A expectativa para a primeira etapa deste ano é da participação de mais de 20 veículos.



Sobre os carros:

Para participar de um rali cross-country como o Velocerá é necessário ter um veículo específico para este tipo de prova: banco tipo concha, cinto de segurança com no mínino 4 pontos, gaiola de proteção, extintor com acionamento interno e externo e chave geral com duplo comando , que se encaixe nas normas de segurança definidas pela CBA (Confederação Brasileira Automobilismo) e padrão FIA (Federação Internacional de Automobilismo) . Além dos equipamentos de proteção para piloto e navegador: capacete devidamente homologado pelo Inmetro, macacão e sapatilhas anti-chama, luvas para o piloto e balaclava para aqueles que tenham barba.



Campeonato 2006

O Velocerá em 2006 contará com 4 etapas a serem realizadas nas seguintes datas:

- 25 de março

- 10 de junho

- 2 de setembro

- 4 de novembro



A primeira etapa

Para a primeira prova, o local já foi escolhido. Serão 39 quilômetros pelas estradas e trilhas da região das serras do Juá e Conceição – localizada s no município de Caucaia, a 40 quilômetros de Fortaleza.

O terreno terá como principal característica a piçarra, e se as chuvas continuarem a cair na região, o piso deverá estar escorregadio e perigoso. A atenção maior deverá ser nas travessias das passagens molhadas onde os pilotos/navegadores terão de diminuir a velocidade.

Todas as informações serão comentadas aos competidores antes da prova no briefing que antecede a largada e, também constarão na planilha da prova.

No apoio os carros podem receber manutenção e fazer ajustes mecânicos para conquistarem melhores tempos nas baterias seguintes.

Será mantido o controle de velocidade em 150 km/h.

O acesso a região é fácil, e chegada, largada e apoios estarão com base na BR-222, na altura do posto Bandeira Branca. Lá, o público poderá acompanhar todo o circo do rali em ação.

A promoção do Velocerá está a cargo dos organizadores Guilherme Holanda e Fernando Holanda (este último responde também pela direção técnica da prova) com a colaboração da Federação Cearense de Automobilismo.



Fonte: Zarhi El Malek

E-mail: