Editoria: Vininha F. Carvalho 24/03/2006
A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, está lançando o projeto de capacitação para os taxistas. O objetivo é fazer com que este profissional, que muitas vezes é o primeiro contato do turista com a cidade, tenha segurança para transmitir informações de qualidade, melhorando a prestação de serviços e a qualidade do atendimento, ao mesmo tempo que compreenda a importância do turista para a economia da cidade.
A primeira etapa do projeto é a distribuição de dois CDs aos taxistas, que será feita pelo Sindicato dos Taxistas.
Um deles dá as boas-vindas ao turista e informa sobre os pontos altos da cidade, como a cultura, e seus números – quantos cinemas, teatros, shoppings e centros culturais existem, além de informar que São Paulo é um centro de referência gastronômica mundial - e foi feito em oito idiomas – alemão, japonês, chinês, francês, inglês, espanhol, italiano e português – para ser rodado no táxi quando o turista entra.
Um outro CD, dirigido ao taxista, contém 31 faixas com várias informações sobre a cidade, o que existe de mais importante nas diferentes regiões, roteiros culturais e dicas de entretenimento, além de instruções sobre como abordar e tratar o passageiro, os diferentes tipos de turistas que visitam a cidade e como conquistar a confiança com o passageiro. Curiosidades como algumas das palavras ou expressões mais usadas em cada idioma (Bom dia, Tudo bem?, Por favor, Com licença etc) também estão incluídas.
Outras etapas do projeto incluem um adesivo que identifica o taxista, a ser colado no vidro traseiro do táxi, um manual de atendimento ao turista, palestras sobre nichos de mercado e cursos tematizados.