Mast lançou livro sobre conhecimentos indígenas

Editoria: Vininha F. Carvalho 17/02/2006

O livro O saber no mito - Conhecimento e inventividade indígenas lançado pelo Mast - Museu de Astronomia e Ciências Afins, unidade de pesquisa do MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, trata da produção científica e técnica de povos indígenas brasileiros, e visa inserir o saber elaborado e acumulado por eles, bem como as suas conquistas tecnológicas, no debate científico e cultural nacional.

Desse modo, os autores chamam a atenção para as contribuições indígenas nos diversos campos do conhecimento, como a botânica, a medicina, a astronomia, a filosofia e a literatura, além de fornecerem subsídios para uma melhor compreensão da importância desses povos que constituem uma parcela significativa da etnodiversidade brasileira.

Segundo os autores, conhecer, compreender e valorizar os povos indígenas, bem como as suas especificidades lingüísticas, sociais e territoriais são condições importantes para eliminar preconceitos e dívidas históricas, além de assegurar o enriquecimento e o fortalecimento do patrimônio humano, artístico e científico do Brasil.


Apresentação dos autores

Luiz C. Borges, doutor em Lingüística pela UNICAMP e Pesquisador Associado do Mast, dedica-se à pesquisa em História da Ciência, além de ser colaborador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lourdes Maria de Pontes Gondim é pedagoga. Coordenou a Divisão de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi, outra unidade do MCT, onde desenvolveu projetos e atividades educativas voltadas para o público estudantil e para a população em geral. Foi a supervisora pedagógica do Curso de Língua e Cultura Guarani promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: MCT