Caravanas mostram ecoturismo brasileiro a europeus

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/09/2005

Duas edições do projeto Caravana Brasil trouxeram, neste início de setembro, operadores estrangeiros para conhecer o potencial do ecoturismo no País e ver com os próprios olhos a exuberância da natureza e a infra-estrutura oferecida nas localidades que integraram os roteiros.

As viagens fazem parte do projeto Caravana Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo, implementada pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), que visa trazer representantes de empresas internacionais para ampliarem na prática o grau de informações que dispõem dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros, facilitando as vendas ou incentivando a sua inclusão nos catálogos.

Um grupo de nove profissionais do Reino Unido, entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro, conheceu São Paulo (SP), a cidade de Bonito, a região do Pantanal Sul, Campo Grande (MS) e ainda o Rio de Janeiro (RJ).

"Eles ficaram bastante impressionados com a exclusividade das atrações e com a facilidade de combinar o Ecoturismo com outros tipos de roteiros, além da oferta de meios de hospedagem que vão dos mais rústicos aos mais requintados", relata a executiva do (EBT) Escritório Brasileiro de Turismo para o Reino Unido e Benelux, Silvana Nascimento, responsável pelo acompanhamento da Caravana, juntamente com Sally Carvalho, coordenadora do projeto.

"Os locais visitados representam uma grande oportunidade do turista combinar o esporte e viver a atmosfera peculiar das fazendas brasileiras", diz James Sales, diretor da operadora In The Saddle, especializada em viagens de cavalgadas por todo o mundo.

Para ele, a região do Pantanal apresenta oportunidades de aliar o esporte com outras atividades, tais como observação de pássaros, espeleologia e trekking, destacando ainda a arquitetura e culinária como diferenciais. Ele fez contatos com fazendas da região que oferecem cavalgadas e pretende consultar ainda o Instituto Estrada Real.

Poucos desses operadores britânicos comercializavam destinos brasileiros anteriormente e agora muitos já planejam incluí-los em seus catálogos ou, ainda, prospectar roteiros mais direcionados para seus públicos, já que atuam em segmentos bastante específicos de mercado.

Durante a Caravana, eles participaram de um encontro com operadores brasileiros na Adventure Sports Fair, em São Paulo.

Já os oito alemães, que desembarcaram no Brasil no último dia 3, encerraram o giro no sábado passado. Eles visitaram Rio de Janeiro (RJ), São Luiz e Alcântara, além de Barreirinhas, Caburé e Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses (MA). Também esse grupo revelou grande satisfação com o roteiro apresentado, tanto pelas belezas naturais dos destinos e da arquitetura colonial, como também pela versatilidade da infra-estrutura de hospedagem, pela segurança oferecida nos passeios e pela fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nas áreas de preservação.

"Fizemos uma seleção cuidadosa dos operadores. Trouxemos os mais importantes e optamos pelos especialistas em Ecoturismo e Turismo de Aventura", diz a executiva do EBT para a Alemanha e Escandinávia, Karin Luize de Carvalho, que acompanhou o grupo em parceria com a gerente de Apoio à Comercialização da EMBRATUR, Jurema Monteiro.

"O roteiro apresentado foi muito bom e pude ter uma noção melhor de quanto tempo reservar para cada atração em nossos roteiros. A variedade de hotéis também foi interessante, pois podemos adaptar ao gosto do nosso público", fala Angela Zullo, da Hauser Exkursionen International, que já comercializa três roteiros no País.

Ela revela a intenção de formatar agora um novo roteiro com atividades ao ar livre envolvendo Salvador, Chapada Diamantina, os Lençóis, Recife e Olinda. A maior parte dessas operadoras também não oferecia roteiros do Brasil e já planeja a inclusão de novos destinos. A rodada de negócios reuniu os alemães com 16 representantes do trade nacional e, além da perspectiva de concretizar negócios, impressionou os estrangeiros pelo profissionalismo dos contatos.

As próximas edições do projeto iniciam-se nos dias 20 e 23 e contemplam, respectivamente, operadores da Colômbia (nos segmentos de Ecoturismo, Negócios e Eventos) e de toda a América do Sul (no segmento de Esporte - Golfe, especificamente). A Caravana Brasil tem como parceiros: BITO (Brazilian Incoming Travel Organization), Braztoa (Associação Brasileira dos Operadores de Turismo), Varig, TAM, TAP, os Bureaux de Comercialização, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), Instituto Estrada Real, Convention & Visitors Bureaux e governos dos Estados e Municípios.).

Fonte: Embratur