Editoria: Vininha F. Carvalho 31/08/2005
Jornalistas e radialistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais têm até o dia 14 de setembro para inscrever seus trabalhos jornalísticos (revista, rádio, televisão e Internet), veiculados entre julho de 2004 a agosto de 2005, na categoria regional sudeste do Prêmio Imprensa Embratel 2005.
Os trabalhos finalistas dessa categoria, escolhidos pelos júris regionais, também concorrerão ao Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, já que serão avaliados pelo Júri Nacional, que apontará o vencedor de cada região.
Para concorrer na categoria regional, serão consideradas as matérias veiculadas tratando de assuntos locais e/ou regionais, dentro da região específica de cada veículo, considerando-se os estados de cada região: Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina); Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo); Região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins); e Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).
Este ano, Prêmio Imprensa Embratel 2005 vai distribuir um total de R$ 166 mil para os melhores trabalhos jornalísticos produzidos no País. Podem participar jornalistas que possuam registro profissional.
O Regulamento e a ficha de inscrição do Prêmio estão disponíveis nos sites: www.embratel.com.br, www.arfoc.org.br ou www.jornalistas.org.br
Nas categorias nacionais, serão premiadas reportagens inscritas nas categorias genérica, responsabilidade social, investigativa (Troféu Tim Lopes), telecomunicações, esportiva, cultural, de correspondentes estrangeiros que trabalham no Brasil (veiculadas no exterior), fotografia e cinematografia. Além das cinco categorias regionais.
Patrocinado pela Embratel, em parceria com a Arfoc – Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro -e com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o Prêmio Imprensa Embratel é uma das maiores premiações do Brasil em valores a serem oferecidos para uma grande diversidade de categorias.
O projeto tem o patrocínio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Repórter cinematográfico
Na versão deste ano o Prêmio Imprensa Embratel abre espaço também para a premiação do repórter cinematográfico, que poderá inscrever as imagens de sua autoria veiculadas em reportagens de televisão. O Prêmio, portanto, mantém o seu objetivo de sempre procurar aperfeiçoar o projeto, a fim de prestigiar todos os profissionais que realizam o trabalho de repórter no País.
A Comissão Julgadora poderá conceder ainda menção honrosa para uma personalidade da categoria ou para um trabalho jornalístico, levando em conta fatores como oportunidade do tema, persistência, dedicação profissional, oportunismo, singularidade do assunto, pesquisa diferenciada, tempo dedicado à execução do trabalho ou o passado profissional do repórter.
O Prêmio Imprensa Embratel tem como objetivos reconhecer trabalhos jornalísticos de qualidade e estimular a publicação de reportagens sobre temas brasileiros de interesse da sociedade, as quais contribuam, de alguma forma, para a solução de problemas, possibilitando a melhoria da qualidade de vida no País.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo(s) próprio(s) autor(es), em ficha(s) individual(ais), e encaminhadas à Secretaria do Prêmio Imprensa Embratel (Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20031-040 - tel.: (02121) 2544-2100. As fichas devem ser acompanhadas de cópia do comprovante do registro profissional no Ministério do Trabalho.
Comissão Julgadora
Onze integrantes compõem a Comissão Julgadora Nacional do Prêmio Imprensa Embratel 2004, entre representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc), além de outros profissionais de renome da imprensa brasileira.
A Comissão Julgadora será presidida por um dos representantes do SJPMRJ, o qual terá poder de decisão no caso de empate entre concorrentes. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, prevista para ocorrer até o final de novembro de 2005.
Categorias
São as seguintes categorias nas quais os trabalhos jornalísticos poderão ser inscritos:
Nacionais - Jornal/Revista (matérias genéricas); Televisão (matérias genéricas); Jornalismo Investigativo; Responsabilidade Social, Reportagem Esportiva, Fotografia, Cinematografia/imagens de reportagens de TV, Rádio e Jornalismo Cultural.
Telecomunicações - Veículo especializado e Veículo não-especializado
Internacional - Correspondente Estrangeiro (que exerça atividade no País e cujas reportagens sobre o Brasil sejam veiculadas no exterior).
Regional - Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul
Os trabalhos publicados em veículos on-line (Internet) poderão ser inscritos nas categorias de Jornalismo Investigativo, Responsabilidade Social, Esportivo, Cultural, Telecomunicações, Regional e de Fotografia.
Mais informações pelo telefone 02121 - 2544 2100