Banda Marcial da Oktoberfest estará sob a batuta do maestro Edson Ricardo

Editoria: Vininha F. Carvalho 31/08/2005

Há quase nove anos sem aparecer nos desfiles da Oktoberfest a Banda Marcial está de volta. Sob a batuta do maestro Edson Ricardo, a Banda Marcial da Oktoberfest, retorna em grande estilo no primeiro desfile da festa, dia 8 de outubro, às 16h.

Cerca de 70 músicos vão animar o desfile, e, além disso, os pavilhões à noite. Isto porque, segundo Norberto Mette, diretor-presidente da Proeb, dos 70 integrantes da banda, 26 são da Banda Municipal, e estes, pela primeira vez, vão tocar nos pavilhões.

"A Banda Marcial da Oktoberfest vai estar trajada tipicamente, e animará o nosso público com um repertório maravilhoso. Será a maior banda e a mais importante da festa", conta.

A iniciativa da Proeb conta com a parceria com a Fundação Cultural de Blumenau e a Secretaria de Educação. Para a presidente da Fundação Cultural, Marion Bubeck, a Banda Marcial é uma experiência vitoriosa que deu origem ao Programa Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação. Hoje seus alunos contribuem para a cultura musical da cidade.

"A união da Banda Marcial com a inovada Banda Municipal será um grande diferencial nesta Oktoberfest, pelo alto nível de musicalidade e criatividade coreográfica de seus integrantes", conta.

Os treinamentos são diários, e tem o objetivo de elaborar arranjos que visam atender a todos os gostos, especialmente o repertório alemão.

As Gaitas Hering doou cerca de 30 pedestais para partituras, incentivando esta banda tão especial e importante para Blumenau.


A Banda Marcial da Oktoberfest

Foi em 1986, que a Proeb criou a Banda Marcial da Oktoberfest, com iniciativa do professor Rubens Braun e do maestro Edson Ricardo. O principal objetivo era abrir o desfile oficial da festa.

Também atuou como escola livre de música instrumental de sopros de Blumenau e Região. A banda recebeu autoridades, como o primeiro Ministro alemão, Helmuth Kool, além de, ganhar vários títulos em concursos estaduais e nacionais.

Em 1994 a Secretaria de Educação abriu as portas das escolas para o projeto "Bandas e Fanfarras", com os mesmos objetivos da Banda Marcial.

Em 1997 toda a estrutura da banda reestruturou a Banda Municipal, que estava inativa. Agora a Banda Marcial da Oktoberfest volta com fôlego total com a Banda Municipal.