Arvorismo Itinerante é lançado na Adventure Sports Fair

Editoria: Vininha F. Carvalho 31/08/2005

Um dos lançamentos mais interessantes na Adventure Sports Fair deste ano é o Arvorismo Itinerante. O percurso “portátil” de arvorismo está sendo apresentado ao público pela Alaya, empresa de referência no mercado de atividades outdoor.

Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores ou postes, onde os praticantes percorrem percursos suspensos, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes, redes, tirolesas e outras atividades.

O modelo itinerante foi desenvolvido pela Alaya para atender à demanda do segmento de eventos. “Várias empresas nos perguntavam se podíamos instalar um percurso de arvorismo para a realização de um evento ou durante uma temporada, e depois desmontá-lo,” diz Paulo Negrão, gerente da área de consultoria da Alaya.

“Isso não era vantajoso porque a instalação dos postes requeria a escavação de buracos profundos na terra. Resolvemos a questão construindo um percurso com postes sobre plataformas móveis, que pode ser levado com facilidade de um lugar para outro”.

A Alaya presta serviços de consultoria para empresas que queiram valorizar um evento com o arvorismo itinerante. O percurso é montado e operado por uma equipe de profissionais qualificados. Além de trazer todo o equipamento necessário, a Alaya utiliza um sistema de segurança em que um cabo contínuo, o cabo-vida, passa por todo o percurso.

O praticante fica do início ao fim preso a ele por uma peça especial, o “vagãozinho” produzido e distribuído no Brasil pela Alaya. O sistema visa oferecer proteção extra ao praticante e é muito utilizado no arvorismo infantil.

Criado na década de 80 na Costa Rica e praticado há anos em países como Nova Zelândia e França, o arvorismo foi trazido em 2001 ao Brasil, sob a marca Verticália, pela Alaya. A empresa atua nos segmentos de turismo de aventura, treinamento empresarial, eventos e consultoria.

Já instalou três franquias Verticália e mais de 30 percursos de arvorismo por todo o país. Com seu campo base em Brotas, a Alaya começou no ano passado a operar sob licença a marca Mata´dentro, pioneira do eco turismo na cidade, tornando-se assim a maior operadora de esportes de aventura e natureza do Brasil.








Fonte: Vera Kikuti – Assessora de Imprensa

Endereço: