Empresário paulista desce o rio São Francisco em barco de garrafas PET

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/08/2005

Tudo pronto para a incrível viagem que o empresário paulista Eduardo de Carvalho fará no rio São Francisco a bordo de um barco de garrafas PET. A aventura começará no fim de setembro e terá dois meses de duração.

O percurso total será de 1371 quilômetros começando no Porto de Pirapora (MG) até Juazeiro (BA) e Petrolina-PE, passando por diversas cidades, parques nacionais, paisagens deslumbrantes e o traiçoeiro Lago do Sobradinho, temido por suas fortes rajadas de vento e ondas de grande altura.

Um dos atrativos da expedição serão as palestras de educação ambiental que Eduardo fará em algumas cidades, explicando a importância da reciclagem de lixo, do uso racional da água e até mostrando brinquedos que podem ser feitos com garrafas PET, como carrinhos e helicópteros. Considerando que a maioria das comunidades que ficam às margens do rio é carente, a importância desta ação ganha uma dimensão ainda maior.

"Os aspectos mais importantes do projeto são mostrar o grave problema da poluição provocada pelo lixo doméstico, as possibilidades e benefícios da reciclagem e, simultaneamente, divulgar lugares com potencial turístico e comercial ainda inexplorados de forma eficiente", explica o empresário.

O São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e cruza cinco estados.


A embarcação:

O barco que será usado por Carvalho tem toda a parte inferior, usada para flutuação, formada por 2.040 garrafas PET. Apesar da estranheza, o projeto, que foi desenvolvido por um engenheiro naval e conta com 22 pés de comprimento, já foi aprovado pelo Ministério da Marinha.

Sua principal força motriz é a eólica, mas existem possibilidades de utilizar remos e motor. Para um melhor desempenho e total segurança ao projeto, foram feitos inúmeros testes em Natal (RN).

Além disso, o barco conta com GPS, 24 cartas topográficas, rádio VHF, luzes de sinalização, bússola, buzina, dois extintores de incêndio, vela reserva e equipamento completo de sobrevivência, entre outros.




Fonte: AD Comunicação & Marketing