Os Italianos, um livro para quem quer entender as várias faces de um povo

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/08/2005

Quem são os italianos? Essa é uma pergunta com múltiplas respostas e que o historiador João Fábio Bertonha explora no livro Os Italianos, que acaba de ser lançado pela Editora Contexto. Bertonha mostra as múltiplas faces do povo italiano dentro de uma perspectiva histórica e cultural que se estende por vários séculos.

Principalmente os últimos 200 anos, essenciais para quem quer entender a formação do povo, da cultura e do Estado italianos de hoje. O autor analisa as diferentes imagens que se tem dos italianos. De um lado, artistas geniais, grifes de renome internacional, beleza natural. De outro, a visão de um povo pouco confiável, derrotado em muitas guerras e incapaz de construir um Estado eficiente.

“Um povo que conseguiu sair da pobreza generalizada, mas que ainda é visto como fonte de pobres e emigrantes, que um dia foi, e que segue um modo de vida agradável, mas primitivo e pouco sério”, aponta o autor.

A emigração ganha um capítulo dentro do livro por se tratar de um ponto essencial na difusão da cultura e do modo de vida dos italianos pelo mundo. Entre 1870 e 1970 cerca de 26 milhões de pessoas deixaram a Itália para viver em outros países.

Esse número é igual à população italiana em 1870. Muitos voltaram para casa, mas cerca de 7 milhões a 8 milhões permaneceram fora. Em geral, assumiram trabalhos braçais e pouco qualificados no campo e nas cidades. No Brasil e Argentina formaram a base operária da época.

Para muitas pessoas ao redor do mundo, Itália significa cultura e arte. Após a Segunda Guerra Mundial o país tornou-se um pólo de moda fundamental para a evolução do setor em todo o mundo. O autor destaca que marcas como Prada, Armani, Versace, Benetton e Dolce e Gabanna não apagaram a imagem do que era “ser italiano”, mas se sobrepuseram a ela.

“A essência do estilo italiano na moda é a capacidade de combinar elegância e comodidade, qualidade e praticidade, sofisticação e simplicidade”, escreve.

“A cultura erudita facilitou a consolidação da idéia de que a estética e o mundo artístico fazem parte da identidade italiana, mesmo quando, agora, produzindo objetos de cama, mesa e guarda-roupa, e não mais esculturas e pinturas”.


Sobre o autor :

João Fabio Bertonha é brasileiro, doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estagio de doutorado sanduiche na Italia, quando foi bolsista da Capes e do Ministero degli Affari Esteri, além de pesquisador visitante na Inglaterra, França, Bélgica, Argentina, Uruguai e Canadá. É autor de livros e numerosos artigos sobre fascismo e imigração italiana, mantém um diálogo amplo com a sociedade por meio de colunas que escreve para revistas, jornais e sites da internet.




SERVIÇO

Livro: Os Italianos

Autor: João Fábio Bertonha

Editora: Contexto

Nº de páginas: 304

Preço sugerido: R$ 43,90

ISBN: 85-7244-301-0










Fonte: Lucia Faria Assessoria de Comunicação

Endereço: