Itu dá importante passo para recuperar o patrimônio histórico da cidade.

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/11/2005

O Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Itu (Comtur/Itu), importante órgão consultivo e de apoio à Prefeitura da Estância Turística de Itu, assinou, hoje, dia 29, um convênio para implantar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, que terá por objetivo a conservação, a preservação, o restauro e a revitalização do patrimônio histórico da cidade.

O convênio será assinado pelo prefeito de Santana de Parnaíba, José Benedito Pereira Fernandes, e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Itu, Raul de Souza Almeida.

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, que funciona com sucesso no município de Santana do Parnaíba, tem como maior mérito resgatar valores dos jovens em situação de risco, dando-lhes oportunidade para a construção de sua cidadania por meio de uma formação profissional nos ofícios e na arte de restauração de patrimônios históricos. A implantação do projeto será apoiada
pela Prefeitura da Santana de Parnaíba, que vai transferir inclusive conhecimento tecnológico.

O projeto conta com reconhecimento internacional e é apoiado por
instituições de peso, como o Centro Europeu de Restauração Schloss Raesfeld e o Instituto Politécnico de Artes, Arqueologia e Restauro de Tomar, em Portugal. Também participam do projeto as seguintes instituições de reconhecido saber e competência de Portugal: Escola Nacional de Artes e Ofícios Tradicionais, Escola Profissionalizante de Desenvolvimento de Serpa e a Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais.

O Comtur/Itu, restaurado pelo atual prefeito da cidade, Herculano Júnior,tornou-se um modelo para as cidades de Santana de Parnaíba, Osasco e Cabreúva, tendo entre seus membros as mais importantes corporações representativas das atividades ligadas ao turismo e à cultura do município.

Compõem a Câmara de Turismo do Conselho representantes de sindicatos, associações, da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo),da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Conselho Municipal de Itu. A atual composição do Comtur/Itu demonstra um esforço de ampliação da atuação do órgão e regionalização da solução de problemas comuns a outros
conselhos de turismo de regiões próximas à cidade.

Fonte: In Press Porter Novelli