Experiências selecionadas para a Mostra Água para a Vida, Água para Todos

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/11/2005

O município de Pintadas, localizado no semi-árido baiano, vivencia uma experiência de desenvolvimento local sustentável, que se traduz numa prática inovadora de gestão pública. Por meio da mobilização da comunidade local, foi formada a Rede Pintadas.

Compõe-se por 11 entidades representativas no município e funciona como espaço de discussão e formulação de políticas públicas, além de articular apoio técnico e financeiro junto às organizações de cooperação internacional, universidades, ONG e outras instituições públicas. Esse projeto é voltado, especialmente, para a implantação de saneamento ambiental no município.

Esta e outras 14 experiências bem sucedidas de saneamento ambiental foram selecionadas para participarem da publicação Mostra Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento Ambiental.

A mostra, promovida pelo Programa Água para a Vida, dentro da campanha Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil, tem por objetivo identificar e divulgar iniciativas modelo, de prestadores de serviço e instituições com experiências em saneamento, que propiciem conservação da água, proteção dos mananciais, redução da poluição hídrica, tecnologias que promovam o uso eficiente dos recursos hídricos, acesso a saneamento básico e o envolvimento da sociedade.

"Acredito que divulgar boas práticas de saneamento ambiental é uma contribuição para reduzir o abismo que separa aqueles que têm acesso a estes serviços daqueles que são excluídos deste direito universal", declarou Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida.

Ele acrescentou que uma das Metas do Milênio, firmadas com a ONU, estabelece que esta exclusão deve ser reduzida em 50% até 2015. "No Brasil, ainda temos 40 milhões de pessoas sem acesso aos serviços de saneamento ambiental", concluiu.

"O que chamou mais nossa atenção foi o número de experiências envolvendo a participação da sociedade civil nos processos de gestão e tomada de decisões em saneamento e gestão de recursos hídricos", comemora Sérgio Ribeiro, coordenador da Campanha. Ao todo, foram inscritas 47 experiências.


Relação das Entidades Promotoras das Experiências Selecionadas (organizadas por ordem alfabética da entidade):

Caixa Econômica Federal - CEF
Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF/MG
Centro Universitário São Camilo-ES
Citágua - Águas de Cachoeiro S/A
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP
Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA
Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR
Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis – DAEP
Ecodamata Consultoria e Projetos Ambientais LTDA
Rede Pintadas - Centro Comunitário de Serviços de Pintadas
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal - SEMARH
Secretaria de Saneamento da Prefeitura Municipal do Recife/PE
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu/PR
Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES



Fonte: WWF

Endereço: