Feira em Mato Grosso oferece cardápio variado de atividades

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/11/2005

A Feira do Empreendedor 2005 de Cuiabá, em Mato Grosso, vai oferecer aos visitantes um amplo cardápio de atividades, com o objetivo de incrementar atitudes empreendedoras. O evento acontece de 9 a 13 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e terá 100 estandes com oportunidades de negócios, 84 oficinas, 80 videotecas.

Serão ainda oferecidas 24 palestras técnicas, 16 palestras gerenciais, quatro palestras magnas, além da apresentação de seis histórias de sucesso de empreendedores locais. Será realizado ainda um encontro de negócios e disponibilizado um painel de oportunidades com 100 anúncios. A expectativa dos organizadores é atrair 25 mil visitantes.

As 84 oficinas que serão realizadas abordarão 67 temas e deverão ser um dos eventos da programação com maior movimentação durante os cinco dias da Feira, promovida pelo Sebrae em Mato Grosso e governo do Estado.

As atividades das oficinas devem mobilizar entre 1,5 mil a 2 mil participantes, além dos instrutores, organizadores e pessoal de suporte. Será uma grande oportunidade para os empreendedores aperfeiçoarem seus conhecimentos e aprender novas técnicas de produção e de gerenciamento.

Os temas das oficinas são os mais variados possíveis. Quer aprender a fazer rústicos móveis com pneus velhos? Terá lá instrutor, um dedicado artesão gaúcho que desenvolveu a técnica e estará ensinando aos interessados. Quer aprender a fazer lingüiça de frango e calabresa? Terá um professor para ensinar. E cortar e limpar peixe? Vai ter lá um peixeiro, com experiência de muitos anos, para dar conta do recado.

Enfim, a Feira do Empreendedor 2005 terá oficina para todos os gostos e ofícios. E com alguns ingredientes a mais. Os instrutores não são técnicos formados em escolas técnicas ou universidades. São pequenos empreendedores, a grande maioria gente que aprendeu o ofício praticamente sozinho, que desenvolveu técnicas desconhecidas. Ou seja, são exemplos de empreendedorismo. E vão estar na Feira para passar suas experiências.


Aprendizado:

Assim, os interessados em ampliar seus negócios ou aperfeiçoar suas atividades empresariais terão muito a aprender na Feira do Empreendedor 2005 de Cuiabá. E não apenas os pequenos empreendedores, mas qualquer pessoa que desejar conhecer algo mais no mundo dos negócios e do cotidiano. Como, por exemplo, nas oficinas sobre o uso de plantas medicinais no dia-a-dia, de aproveitamento integral de alimentos e produção de guirlandas natalinas.

Outra oficina será sobre a enogastronomia e degustação orientada de vinhos. Servirá para o proprietário de um restaurante ou simplesmente para o cidadão que desejar conhecer a arte de consumir vinhos. A oficina de culinária a base de soja, por exemplo, vai permitir que o empresário do setor possa diversificar seu cardápio e a dona de casa variar as opções de receitas no dia-a-dia na cozinha.

A preocupação com o melhor gerenciamento do empreendimento também está contemplada na programação. Como elaborar um plano de negócio é o tema de uma das oficinas. Serão ainda abordados temas como Comunicação empresarial - O poder da comunicação na construção da imagem corporativa e Associativismo e cooperativismo.

As oficinas vão acontecer, de 10 a 13 de novembro, nos períodos da manhã, tarde e noite, nos pisos da Águas e do Sol, no Centro de Eventos. As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas no Sebrae em Mato Grosso, que fica na Avenida Rubens de Mendonça, 3.999 (antes do evento) e na bilheteria do Centro de Eventos do Pantanal (durante o evento).


Feira do Empreendedor:

Criada pelo Sistema Sebrae em 1994, a Feira do Empreendedor tem como objetivo principal fomentar e diversificar as atividades econômicas, estimulando o contato direto entre potenciais empreendedores e fabricantes de máquinas, ofertantes de franquias, licenciadores de marcas e de produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia e buscar representação comercial.

Para isso, reúne num só espaço expositores de máquinas e equipamentos, franquias, oportunidades de negócios. Além disso, durante a realização da feira, os visitantes ficam conhecendo os serviços que o Sebrae tem disponível para o micro e pequeno empresário, têm acesso a cursos de capacitação e as diversas oficinas oferecidas no evento.



Fonte: Sebrae