"Quanto vale" esse profissional de Hotelaria ?

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/11/2005

Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, morou e estudou nos Estados Unidos da América, através do intercâmbio cultural patrocinado pelo Rotary Club International, foi para Madrid na Espanha, onde participou do concurso para o curso de Pós Graduação em "Gerenciamiento y Dirección Hotelera" na Universidade Politécnica de Madrid, ficando em 13O. lugar entre 90 candidatos para 40 vagas e sendo o único brasileiro participante, mas que não continuou os estudos por falta de apoio e incentivo do governo federal, que direcionou sua carreira à hotelaria desde os primeiros anos da faculdade de Turismo, que passou por hotéis e pousadas de grande, médio e pequeno porte passando pelo sul, sudeste e nordeste, que convive em grupos e equipes com facilidade de liderança e relacionamento interpessoal, que colabora com o bom desenvolvimento dos empreendimentos e acredita prestar sempre bons serviços aos clientes e hóspedes que acaba se tornando amigo dos mesmos, que sempre coloca sua profissão em primeiro plano, dedicando a maior parte do tempo ao trabalho, às vezes até 18 horas por dia para atender as exigências da função, que não reclama de permanecer alem do horário para supervisionar os serviços prestados pelos diferentes setores do hotel, que chega cedo para acompanhar o movimento de "check-outs" (encerramento de contas), que fica ao lado da recepção e resolve possíveis contratempos, que checa toda manhã os relatórios de auditoria, que confere as receitas de cada ponto de venda, emissão de faturas, valores de diárias lançadas, volume de "check-ins" (entradas) do dia junto com a governanta, que avalia o fluxo de hospedagem das empresas para controlar qual delas está reduzindo ou aumentando sua taxa de ocupação, que analisa os estornos referentes ao dia anterior e suas justificativas, que administra as contas a pagar e receber, a conciliação bancária e fluxo de caixa, as despesas públicas como energia, água e telefone, que negocia com bancos e administradoras de cartões de crédito os valores das taxas aplicadas sobre as movimentações financeiras, que reuni-se com seus colaboradores para passar otimismo e incentivo, valorizando-os e concientizando-os sobre a importância de cada um dentro da empresa, que acompanha os serviços de manutenção mesmo este estando em local de difícil acesso, que avalia as solicitações de compra e analisa os orçamentos antes de autoriza-las, que elabora o cardápio junto com seu "Cheff" e que planeja as ações de vendas e marketing e as coloca em prática.

Então quando li a crítica do diretor da Leading Hotels, Sr. João Annibale, sobre os serviços de atendimento na hotelaria brasileira que deixam a desejar, afirmo que o despreparo de muitos "profissionais" formados e recém formados para atuarem em empreendimentos de médio e grande porte é o principal motivo deste acontecimento, a desvalorização dos grandes profissionais pelos "administradores" e "hoteleiros" que buscam reduzir seus custos quando substituem ou trocam simplesmente seus gerentes, afetam a todos os colaboradores, pois desequilibra a estrutura montada muitas vezes organizadas em vários meses de treinamentos e reuniões, sendo assim, acredito que passou da hora de parar e pensar: o que é mais importante, superar as expectativas dos hóspedes ou atende-los como mais um ???

Esse é o meu recado, pois sou mais um dentre muitos administradores de hotel substituído porque acreditaram que meus honorários estavam acima da media.

Fonte: Sérgio Gracio Lara Bacharel em Turismo