Editoria: Vininha F. Carvalho 20/10/2005
A partir da segunda-feira, dia 17/10, profissionais de Mídia das áreas de Economia e Turismo de 20 capitais brasileiras poderão participar do 1° Curso de Economia e Turismo para Jornalistas, promovido pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro (RJ).
O objetivo é, durante um dia, reunir profissionais dos principais veículos da região e mostrar como o turismo se insere no desenvolvimento econômico local e do País.
"Vamos dar exemplos de países e destinos que tiveram no turismo sua mola propulsora e discutir com os participantes como eles podem tirar proveito dessas informações na cobertura de seus veículos", diz Luiz Gustavo Barbosa, professor da FGV e um dos coordenadores do curso.
Serão abordados temas como o crescimento de número de turistas no Brasil, receita cambial, investimentos, ações de marketing e questões como infra-estrutura e transporte aéreo. "Usaremos sempre notícias de jornal e cases conhecidos para tornar o programa dinâmico e útil para todos", explica Barbosa.
Com apoio da TAM e do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o curso terá sua primeira edição em Brasília (DF), no Hotel Mercure, e passará, ainda este ano, por Goiânia (GO) no dia 31 de outubro, Natal (RN) e João Pessoa (PB), em novembro, Belém (PA) , São Luís (MA) e Campo Grande (MS), em dezembro. A primeira edição tem ainda o apoio da FBC&VB (Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux).
Em 2006, conhecerão o projeto as cidades de Vitória (ES), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro.
Em todos eles, sempre estará presente um jornalista convidado - Caco de Paula, diretor do núcleo de turismo da editora Abril participa em Brasília - além de profissionais da TAM e do FOHB, e do presidente da EMBRATUR Eduardo Sanovicz.
"Os números da promoção do Brasil, em 2005, têm batido todos os recordes, seja no ingresso de turista, seja no volume de dólares. Queremos discutir com quem faz a notícia a importância desse setor na economia brasileira", resume Sanovicz.
O 1°Curso de Economia e Turismo para Jornalistas e outras ações da Embratur nessa semana estão disponíveis na Agenda de Promoção Comercial do Brasil.