Editoria: Vininha F. Carvalho 16/08/2005
Termina no próximo dia 18/08 o prazo de inscrição para o II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL, evento que a AG Comunicação Ambiental e a revista Meio Ambiente Industrial promovem nos dias 24 e 25 de agosto, em São Paulo. O evento tem o apoio do Conselho Regional de Química de São Paulo e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
Dirigido especialmente a empresários e profissionais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, finanças, direito, entre outras, o II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL foi planejado para oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e colocar em prática as mais modernas ferramentas de comunicação ambiental, a exemplo da metodologia Apell, do Pnuma, e das normas NBC - T15 e NBR 14.063.
O Índice Dow Jones de Sustentabilidade e a forma mais eficaz de informar a sociedade sobre riscos ambientais concretos e potenciais estão entre os temas da série de palestras. No último dia do evento o destaque fica por conta da apresentação de vários cases de sucesso em comunicação ambiental.
"Somos pioneiros na realização deste Congresso e de outros eventos com foco na comunicação ambiental. Nossa programação oferece não só a troca de conhecimentos, mas a maneira de obter os melhores resultados das mais avançadas ferramentas de comunicação ambiental, de forma a promover entre empresas e profissionais das várias áreas, e não apenas entre jornalistas, a conexão com os princípios do desenvolvimento sustentável", destaca Graça Lara, idealizadora do congresso e sócia da AG Comunicação Ambiental;
Informações sobre II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL poderão ser obtidas através do número (11) 3917-2878 (revista Meio Ambiente Industrial).
Programa Preliminar
DATA: 24 e 25 de agosto de 2005
Público-alvo: Empresários, e profissionais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, financeira, direito, entre outras. Profissionais encarregados das informações ou dos programas de divulgação da empresa (porta-vozes), técnicos. Responsáveis por planejamento de comunicação com os stakeholders.
Programa dia 24 de agosto de 2005
8h30 às 9h00
Recepção e entrega de material
9h00 às 9h15
Cerimônia de Abertura do II Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental
9h15 - Painel: Indicadores Econômicos, ambientais e Sociais e a promoção do diálogo.
Temas:
9h15 às 9h45 - Comunicação Ambiental e o Índice Dow Jones de Sustentabilidade
Palestrante: Marco Antonio Fujihara - Diretor responsável pela área de Sustentabilidade da PricewaterhouseCoopers no Brasil e na América Latina.
9h45 às 10h15 - A Comunicação Ambiental e seus efeitos na percepção do brasileiro
Palestrante: Débora Barbosa Corrêa Anger - ECA/USP - Consultora estratégica da empresa Brand Up; é formada em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP e tem passagem em consultorias na área de comunicação - FutureBrand, Articultura e Alure-executando projetos de empresas como Alpargatas, Banco Real, Vivo, HSBC, Grupo Ultra, Itaú, MasterFoods e Unilever. Atualmente é mestranda em Ciências da Comunicação na ECA-USP, onde desenvolve pesquisas na área de Meio Ambiente e Saúde, e atua também como professora auxiliar do curso "Estudo do Consumidor".
10h15 às 10h30 - Coffee-break
10h30 às 11h - Indicadores de Sustentabilidade para a Tomada de Decisões
Palestrante: Arlindo Phillippi - Faculdade de Saúde Pública/USP Coordenador do Nisam - Núcleo de Informação Ambiental - Engenheiro Civil, Sanitarista e de Segurança do Trabalho. Mestre e Doutor em Saúde Pública pela USP. Pós Doutoramento em Política e Gestão Ambiental, no Massachussetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Professor da Universidade de São Paulo e Coordenador Científico do Nisam - Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da USP.
11h00 às 11h30 - Agências de Publicidade e a Mídia especializada.
Palestrante: Silvestre Gorgulho - Folha do Meio Ambiente - Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em 1972. Foi professor- visitante (1981-1982) na University of Minesota (EUA) e antes de criar seu próprio jornal, a Folha do Meio Ambiente, em 1989, foi repórter do Diário do Comércio (Belo Horizonte); redator das revistas VEJA, QUATRO RODAS e ESCOLA, da Editora Abril, em Belo Horizonte; e colunista do Jornal de Brasília por 10 anos. É diretor da Folha do Meio Ambiente.
11h30 às 12h - Comunicação por meio dos relatórios de sustentabilidade
Palestrante: Roberto Souza Gonzalez - Foi o responsável pelos primeiros Balanços Sociais de empresas como VCP, Sadia e Grupo Votorantim, tendo participado do grupo que elaborou o Demonstrativo Ibase de Balanço Social, da revisão do guia Ethos de Elaboração do Balanço Social e da tradução do Global Reporting Iniative Representante da Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais; Integrante da CorpGroup Comunicação.
12h. às 12h30 – Debates
12h30 às 14h - Almoço
14h - Painel: O Direito à Informação Ambiental
Temas:
14h às 14h30 - Livre Acesso à Informação ambiental de interesse público
Palestrante: Simone Jardim - Jornalista com pós-graduação em Educação Ambiental e advogada; criadora de diversos projetos de comunicação para empresas do setor privado com consistente compromisso de responsabilidade social; consultora em comunicação em organizações do Terceiro Setor; desde 2000 produz livros sobre a temática socioambiental; é sóciada AG Comunicação Ambiental e integra a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
14h30 às 15h - Riscos e oportunidades na divulgação da informação ambiental
Palestrante: Flávia Frangetto - Especialista em Direito Ambiental pela Université LYON III (França); mestre em Direito Ambiental pela PUC-SP, autora do livro Viabilização Jurídica do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil – O Protocolo de Kyoto e a cooperação internacional.
15h às 15h30 - "Passivo Ambiental e Passivo Social - Responsabilidade Jurídica e Contábil no Brasil e a NBC - T15" -
Palestrante: Antonio Fernando Pinheiro Pedro – Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado e consultor ambiental, sócio-diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados.
15h30 às 16h - Comunicação de riscos e impactos ambientais na Audiência Pública
Palestrante: Bernard Fuldauer - Advogado Especialista em Direito Ambiental pela USP. Diretor do Programa Agenda 21 Local do Instituto Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Proteção Ambiental. Foi Secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Município de Vargem/SP e Assessor jurídico da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo.
16h às 16h30 - Coffee-break
16h30 às 17h - O direito o à Informação e a Comunicação Ambiental na empresa
Palestrante: Marisa Pasicznik - Formada em Administração de Empresas pela PUC / SP, tem quinze anos de atuação nas áreas de Marketing e Comunicação de empresas privadas, Ripasa S.A. Celulose e Papel e Votorantim Celulose e Papel S.A., entre outras. Junto com a Ripasa, foi a responsável pelo desenvolvimento de um cargo de Meio Ambiente na Assessoria de Relações Públicas da empresa. Possui MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais realizado no Programa de Educação Continuada da POLI / USP.
17h às 17h30 – Debates
Programa dia 25 de agosto de 2005
Painel: A Comunicação de Riscos Ambientais
Temas:
8h30 às 9h - A comunicação com a comunidade em áreas de risco
Palestrantes: Íris Regina F. Poffo/ Jorge Luiz Nobre Gouveia / Edson Haddad - Cetesb
9h às 9h30 - Integração de departamentos de gerenciamento de crises
Palestrante: Fernando Altino - IQ/UERJ; Interação Ambiental - Engenheiro Químico formado pela UERJ em 1987 e mestre em Gestão Ambiental da Produção pela COPPE–UFRJ (2001). Atualmente, é doutorando na mesma instituição (COPPE-UFRJ) desenvolvendo uma tese na área de comunicação ambiental. Efetiva experiência na indústria química – 17 anos na Bayer S.A – tendo atuado na produção Farmoquímica, Química e, principalmente, na área ambiental. Vice Diretor do Instituto de Química da UERJ, no qual é professor desde 1992. Atua diretamente com Meio Ambiente desde 1995 já tendo realizado diversos trabalhos de consultoria para dezenas de grandes empresas, especialmente do ramo industrial.
9h30 às 10h - A Metodologia Apell
Palestrante: Prof. Dr. Roberto C. Villas-Bôas - PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Ex- Secretario Nacional de Novos Materiais / Ministério da Ciencia e Tecnologia; Ex- Diretor do CETEM - Centro de Tecnologia Mineral; Coordenador Projeto Indicadores de Sustentabilidade; Coordenador Projeto Mercurio Global Brasil; Coordenador Projeto APELL na Mineração.
10h às 10h30 - Coffee-break
10h30 às 11h - ISO 14063 - Norma de Comunicação Ambiental
Palestrante: Marcelo Kós - Engenheiro Químico, gerente de Assuntos Técnicos da Abiquim -
Associação Brasileira da Indústria Química; coordenador do SC 8 do ABNT/CB 38, responsável pela Norma ISO 14063
11h às 11h30 - Comunicação de Risco Ambiental
Palestrante: Carlos Celso Amaral - professor na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo da disciplina Comunicação de Riscos Ambientais.
11h30 às 12h – Prevenção e Diagnóstico de Crises -
Palestrante: Beth Fernandes - Jornalista com experiência em comunicação empresarial, ambiental e de risco, trabalha com empresas e empreendimentos privados e públicos, com ênfase na prevenção e diagnóstico de crises, realização de diagnósticos de percepção e elaboração e supervisão de planos e produtos de comunicação e de políticas corporativas de responsabilidade socioambiental, tais como programas de patrocínio, programas de relacionamento e estabelecimento de parcerias.
Foi coordenadora de Comunicação Social do Ibama, responsável pela formulação e aplicação de estratégias de comunicação do órgão ambiental. Foi diretora de empresas de assessoria de comunicação, de eventos e da primeira emissora de TV comunitária do Distrito Federal. Atuou em jornais e revistas de São Paulo (de 1974 a 1980) e Brasília, sendo editora responsável por várias publicações e programas.
12h às 12h30 - Debates
12h30 às 14h - Almoço
14h - Painel: Cases de Sucesso em Comunicação Ambiental
14h às 14h45 - Palestra de abertura: O ganho de imagem conquistado após divulgação de conduta ambientalmente responsável -
Palestrante: Joana Bicalho - Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Marketing e Meio Ambiente; Doutoranda em Comunicação para a Sustentabilidade. Professora de graduação e pós graduação na UNB - Universidade de Brasília e UniCEUB - Centro de Ensino Universitário de Brasília; Gerente da Agência de Comunicação do CEUB, premiada pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social como Destaque Região Centro-Oeste 2005. Trabalha em publicidade e marketing desde 1980 tendo atuado nas principais agências de propaganda de Brasília.
14h30 às 15h15 - A metodologia Apell e o Fenômeno Catarina
15h15 às 16h - Agenda Ambiental - Tribunal Superior Eleitoral
16h às 16h30 - Coffee-break
16h30 às 17h15 - Relatório de Sustentabilidade de Natura
17h15 às 17h45 – Debates
Programa dia 26 de agosto de 2005
Workshop e Oficina Prática: Comunicação Ambiental de Resultado (entre me contato para mais informações)
Descrição do Investimento:
Participação no II Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental: R$ 980,00
Participação no I Worshop "Comunicação Ambiental de Resultado": R$ 350,00
Participação nos dois eventos:R$ 1.330,00