Museu dos Cafés do Brasil foi inaugurado em Santos

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/07/2005

O Museu dos Cafés do Brasil, sediado no Palácio da Bolsa Oficial de Café, em Santos, foi inaugurado no dia 22/7, sexta-feira, com duas exposições que contam a história do café no país.

As mostras “A Trajetória do Café no Brasil" e “O café era o Brasil e o Brasil era o café” marcam o início da nova gestão da Associação dos Amigos do Museu, instituição presidida por Guilherme Braga Abreu Pires Filho.

A mostra “A Trajetória do Café no Brasil” tem longa duração e reúne um acervo de documentos textuais, inconográficos, sonoros e objetos relativos à história do café.

Entres eles, balanças, peneiras, cestos, torrefadores, máquinas de costurar sacos, além de fotografias e documentos doados por comodatos de antigas firmas cafeeiras, fazendas, do Instituto Agronômico de Campinas - IAC , Instituto Brasileiro do Café - IBC e particulares.

Conceituada pela equipe da professora Dra. Maria Cristina Bruno, museológa da USP, a exposição está dividida em 5 módulos: Sala do Pregão, Café e o Trabalho, O Café e as Novas Rotas e Santos e o Porto.

No andar térreo estão os 2 primeiros módulos, além de uma sala multimídia onde são exibidos os filmes: Café: A História de um Sucesso Nacional e Café: A História de um Símbolo Nacional.

A Bolsa Oficial do Café tem ainda uma área para exposições temporárias. Desde o dia 22 este espaço abriga a mostra “O café era o Brasil e o Brasil era o café” que conta a história do comércio do café até hoje e exibe imagens que mostram o contexto da atividade cafeeira por todo o país.

Ou seja, os visitantes têm a oportunidade de conhecer, por exemplo, como o café era moeda nos antigos armazéns e também uma antiga sala dos comissários do fruto. “Estas exposições só puderam ser concretizadas por causa do apoio do ministro Rodrigues e de toda a equipe da gestão anterior”, enfatiza Guilherme.

O Museu dos Cafés do Brasil foi instituído em 1998 quando o prédio da Bolsa foi restaurado pelo governo do estado de São Paulo. Desde então, o local recebeu 223 mil visitantes. Apenas em 2004 foram 46 mil, entre eles 7 mil estudantes.

O prédio tem um valor histórico e cultural imensurável, já que era no imóvel que se realizavam os pregões do café, atividade econômica responsável pelo crescimento da cidade. A intenção da nova gestão é continuar atraindo visitantes.

“Depois de um trabalho irretocável que renovou o museu, estamos agora entrando em uma segunda fase na qual o objetivo é difundir conhecimento e tecnologia sobre o café e conferir ao museu uma expressão nacional”, explica Guilherme.

Inaugurado em 7 de setembro de 1922, o prédio foi projetado por um escritório de arquitetura francês e é inspirado no renascimento italiano. O último pregão aconteceu em 1957 e em 1981 o imóvel foi tombado.

Além da sala de Pregões e do café bem servido, os visitantes são atraídos pela arquitetura e pelos painéis assinados por renomados artistas, entre ele o vitral “A Visão de Anhanguera”, feito por Benedito Calixto. Mármore colorido, cristais belgas, mobiliário original e a torre de 40 metros também fazem parte dos atrativos do Palácio da Bolsa Oficial do Café.



SERVIÇO

Palácio da Bolsa Oficial do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro – Santos

Tel (13) 3219 5585



Fonte: Communicação Assessoria Empresarial