Expedição Brasil redescobriu o Centro – Oeste Brasileiro pelo alto

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/07/2005

Durante dez dias o céu do centro - oeste brasileiro foi tomado por um grupo de 21 helicópteros da segunda edição da Expedição Brasil. A aventura teve início no dia 1º de julho, em Goiânia. No dia seguinte as aeronaves pousaram na Esplanada dos Ministérios em Brasília, onde foram recebidas pela banda oficial da Aeronáutica, que executou o Hino Nacional.

A partir da capital brasileira, o grupo seguiu para Pirenópolis, Rio Araguaia, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Corumbá e teve encerramento em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

A Expedição Brasil foi formada por um grupo de 96 participantes, entre pilotos, familiares, convidados e equipe de apoio. Os pilotos da Expedição eram na maioria donos das próprias aeronaves, que estão acostumados a voar rotineiramente para cumprir funções profissionais ou de lazer.

Na Expedição Brasil o helicóptero deixou de ser um simples meio de transporte e transformou-se em um objeto de descobertas. Na adrenalina de 150 metros de altura, os participantes encontraram no trajeto muitas surpresas no ar que jamais serão esquecidas, além de terem conhecido culturas e costumes locais por terra, pois em todas as localidades houve bases para atividades, descanso e pernoite.

“O grande objetivo da Expedição foi usufruir e contemplar as belezas do interior do Brasil e mostrar imagens únicas que evidenciam claramente o grande diferencial do País: o ecoturismo”, conta Sebastião Abreu, piloto e organizador do evento.

Pouco explorado, esse gigante natural pode atrair turistas de todo o mundo, despertando em cada pessoa a necessidade de preservar matas, rios e tesouros, colocando definitivamente o Brasil na rota do concorrido mundo do turismo internacional.

Durante os dez dias de Expedição foi registrado relatos e imagens de toda a Expedição, do céu ou da terra, e todo este material com vídeo e imagens será fornecido gratuitamente para quem quiser.

Para o idealizador da Expedição Brasil, o empresário goiano Sebastião de Abreu, este ano a Expedição foi surpreendente. “Em todos os lugares que passamos fomos recebidos com imenso carinho e todos os participantes estavam em perfeita sintonia. Tudo deu certo. Os pontos turísticos que conhecemos, em cada localidade, eram realmente lindos. Não dá para destacar apenas um. Conseguimos filmar e fotografar belas imagens”.


Como surgiu a idéia da Expedição Brasil?

Após dois anos acompanhando o Rally dos Sertões, que em 2002 e em 2003 teve a largada em Goiânia, o empresário Sebastião Abreu teve o desejo de reunir amigos e dividir a emoção de conhecer as belezas do interior do Brasil pelo alto, de uma forma diferente. Desse sonho nasceu a Expedição Brasil, que em 2005 segue com a segunda edição.



Estrutura:

* Aeronaves: 21 Helicópteros | 01 Avião

* Carros: 02 pick-ups

* Manutenção: 06 mecânicos

* Cenografia: 01 captação de vídeo | 02 fotógrafos

* Equipe médica: 02 médicos

* Comunicação: rádios e celulares viam satélite

* Autorizações regulamentadas Departamento de Aviação Civil (DAC) Serviço Regional de Aviação Civil (SERAC 6) - DF, GO, TO, Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Agência Goiana de Turismo (AGETUR).






Fonte: Holofote