O mais assustador do folclore: monstros da mitologia brasileira

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/07/2005

Monstros da cultura popular brasileira, como o Zumbi, o Labatut e o Gorjala, entre outros, decidem se manifestar para serem mais valorizados diante da influência de criaturas importadas, como Freddy Krueger, vampiros e dragões.

A situação inusitada ocorre em O mais assustador do folclore: monstros da mitologia brasileira, lançado neste mês pela Editora Caramelo (selo do Grupo Editorial da Siciliano).

Acostumados a aterrorizar individualmente, os monstros não são nada práticos na organização conjunta da manifestação. Para ajudá-los, entra em cena um nome bastante conhecido do nosso folclore, o Negrinho do Pastoreio. Ele instala uma C.P.P.I. (Chamada Particular Para Investigação) e convida os leitores a resolver o mistério que existe nessa história.

O mais assustador do foclore: monstros da mitologia brasileira é um belo exemplo do que vem se produzindo de mais moderno em literatura infantil, justamente por conta de seu conteúdo interativo.

As pistas estão espalhadas no texto, nas ilustrações e nas engraçadas entrevistas "pingue-pongue" que a autora simula com os personagens. Afinal, conhecer o perfil de cada um dos catorze mitos apresentados é uma boa dica para saber qual deles tem a ver com o mistério levantado na história principal.

Além de divertir, O mais assustador do folclore: monstros da mitologia brasileira é também uma fonte de consulta para as crianças em trabalhos escolares. Além disso, é acompanhado por um suplemento de atividades que reforça o que foi lido.

O livro chega às livrarias no momento em que se comemoram os mitos populares, já que agosto é o mês do folclore, e encerra a trilogia de Luciana Garcia sobre esse tema, ela já escreveu O mais legal do folclore e O mais misterioso do folclore. Assim como os dois primeiros, este terceiro também traz ilustrações de Roger Cruz (conhecido por fazer os personagens Marvel) coloridas pela artista plástica Bruna Brito.


Onde você pode encontrar os monstros:

·Mapinguari: Amazonas, Acre e Pará.
·Jurupari: Amazonas.
·Zumbi: Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Mina Gerais.
·Labatut: Rio Grande do Norte e Ceará.
·Alma-de-gato: Paraíba e Rio Grande do Norte.
·Chibamba: Minas Gerais.
·Gorjala: região Norte.
·Cabra-Cabriola: Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
·Bradador: São Paulo e Paraná.
·Pai-do-Mato: Pernambuco e Rondônia.
·Quibungo: Bahia.
·Pisadeira: em todas as regiões.
·Tutu: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
·Capelobo: Pará e Maranhão.

Sobre a autora: Luciana Garcia é jornalista e tem 28 anos. Tradutora e produtora editorial, também desenvolve reportagens e entrevistas para revistas e jornais infantis e teen, roteiros de quadrinhos e planejamento didático no ensino da língua inglesa.


Serviço:

Título: O mais assustador do folclore: monstros da mitologia brasileira

Editora: Caramelo

Páginas: 25,00

Preço: 64


Fonte: Matéria Prima

Endereço: