Festival de Dança de Joinville é o maior do mundo

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/07/2005

Para quem procura um local com todas as comodidades de uma cidade de médio porte, gastronomia variada e apetitosa – com destaque para doces e tortas de tradicionais receitas germânicas – e atrações culturais tendo a dança como tema central, só tem um destino entre 20 e 30 de julho: a cidade de Joinville, localizada no norte de Santa Catarina, e que neste período sedia o Festival de Dança de Joinville, considerado o maior evento do gênero no mundo de acordo com a edição de 2005 do Guinness Book.

Não é para menos. Somente entre os inscritos oficialmente no evento estão mais de 4.500 mil participantes. São estudantes, bailarinos, professores, entre outros profissionais da dança, que se deslocam de todo o Brasil e exterior para acompanhar uma programação variada e instigante, numa maratona de apresentações, competições, atividades didáticas, além de reservar um tempo para visitar a única feira específica do setor no país, a Feira da Sapatilha.

O centro nervoso do festival é o Centreventos Cau Hansen, uma arena multiuso, com localização privilegiada, por onde passam a cada noite de apresentação cerca de quatro mil espectadores. No palco, construído para atender as exigências de tamanho e possibilidades técnicas das mais destacadas companhias de dança do Brasil e do mundo, passam nomes consagrados nas noites de Abertura e de Gala, e também representantes de escolas e academias de dança de todo país que sonham com o estrelato nas noites competitivas.

Os pequenos bailarinos também têm a sua vez no Meia Ponta, uma mostra competitiva destinada especificamente para estudantes de dança de 10 a 12 anos, que acontece no Teatro Juarez Machado, um espaço aconchegante para 500 pessoas, que é também sede da Mostra de Dança Contemporânea, destinada a companhias profissionais e que acontece na primeira semana do festival.

Dentro da programação do festival está o “Palco Aberto”, com espaços em shoppings, praças e ruas onde é possível acompanhar apresentações nos mais diversos gêneros de dança gratuitamente. Todos os participantes são pré-selecionados, o que garante a qualidade das coreografias. A programação é diária, e conta com apresentações itinerantes em instituições como asilos e hospitais, além de fábricas da cidade.


Passeio reúne lazer, gastronomia e cultura:

Com uma geografia plana na sua área central, Joinville convida às caminhadas. A estrutura comercial é diversificada, oferecendo desde marcas conhecidas nacionalmente como lojas específicas da região, onde estão presentes produtos para todos os gostos e bolsos. As famosas confeitarias e cafés também estão em cada esquina, oferecendo o melhor da culinária alemã além de pratos e quitutes tradicionais.

Com um parque hoteleiro diversificado, a cidade oferece opções desde simples pousadas a redes internacionais. São cerca de 4 mil leitos que permitem programar a estada de acordo com cada orçamento.

Além das fronteiras da cidade existem opções de passeios próximos como São Francisco do Sul, uma das primeiras cidades brasileiras, que mantém uma arquitetura colonial bastante charmosa, ou a centros de diversão e lazer como o Parque Unipraias (Balneário Camboriú) e Parque Beto Carrero (Praia de Penha).

Estes pequenos passeios podem ser agendados nos próprios hotéis e agências de viagem da cidade, saindo pela manhã e voltando a noite, lógico que a tempo de acompanhar as apresentações de dança no Centreventos Cau Hansen.

Ao final dos espetáculos é hora de conhecer a vida noturna da cidade, que ganha destaque durante o festival com a realização de festas temáticas nos bares e boates, ou então apreciar a tradicional comida alemã regada a uma boa cerveja. Depois é só voltar para o hotel e descansar para a maratona do dia seguinte, pois o espetáculo não pode parar.



SERVIÇO:

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

23º Festival de Dança de Joinville

Data: 20 a 30 de julho 2005

Local: Centreventos Cau Hansen – Joinville / SC



Noites Especiais

Noite de Abertura: dia 20 / Noite de Gala: dia 25 / Noite dos Campeões: dia 30

Local: Centreventos Cau Hansen – Arena

Horário: 20 horas



Mostra Competitiva

Dias: 21, 22, 23, 24, 26, 27, 28 e 29 de julho

Local: Centreventos Cau Hansen – Arena

Horário: 19h



Meia-Ponta Mostra Competitiva

Data: 27 a 29 de julho

Local: Centreventos Cau Hansen – Teatro Juarez Machado

Horário: 15 horas



Mostra de Dança Contemporânea (5a edição)

Data: 22 a 24 julho

Local: Centreventos Cau Hansen – Teatro Juarez Machado

Horário: 22 horas


Cursos e Oficinas

Data: 22 a 29 de julho

Horário: das 8h30 às 17h30

Locais: Casa da Cultura, Complexo Cultural Antarctica, Centreventos Cau Hansen entre outros.



Feira da Sapatilha

Data: 20 a 30 de julho

Horário: das 9 às 22 horas

Local: Expocentro Edmundo Doubrawa



Ingressos

Os ingressos para o 23º Festival de Dança de Joinville estarão a venda a partir do dia 1o de julho no site.Preços a definir.



Informações sobre o evento - Instituto Festival de Dança de Joinville

Telefone: (47) 423-1010 – Fax: (47)433-5021



Distâncias de Joinville

Florianópolis – SC – 180km

Curitiba – PR – 170 km

São Paulo – SP – 535km

Rio de Janeiro – RJ – 974km

Porto Alegre – PA – 640km

Brasília – DF – 1503km

Assunção – Paraguai – 1101km

Buenos Aires – Argentina – 1707km

Montevidéu – Uruguai – 1530km



Dados Gerais

Área – 1.120,68 km²

População – 461.576 habitantes

Clima - Mesotérmico úmido

Vegetação - Matas subtropicais e pequenas florestas



Como chegar:

De avião - a cidade conta com um moderno aeroporto, atendido regularmente por companhias aéreas nacionais;

De carro - pela BR 101, vindo da direção de Curitiba ou de Florianópolis;

De ônibus - a partir das principais capitais é possível encontrar companhias de ônibus que atendam a cidade de Joinville. Uma opção é fazer a viagem via Curitiba e Florianópolis, que contam com linhas regulares com várias opções de horário. A viagem de ônibus entre as duas capitais e Joinville dura duas horas.



MATERIAL COMPLEMENTAR


Joinville: destino para eventos e lazer o ano inteiro

A maior cidade catarinense, com economia líder e indústrias de ponta, é considerada uma das grandes geradoras de progresso e desenvolvimento no estado. Uma das mais ricas, populosas e industrializadas cidades de Santa Catarina, tem clima mesotérmico úmido e é coberta por matas subtropicais e florestas. Além do aeroporto de Joinville, os aeroportos de Curitiba (PR) a 120 quilômetros, e Navegantes (SC), a 90 quilômetros da cidade, facilitam o acesso ao município.


Localização:

Situada ao Norte do estado, Joinville abriga, de um lado, a Serra do Mar e seus mais ricos encantos, e de outro, a magia cativante das belas praias que fazem do estado um dos litorais mais ricos do Brasil em belezas naturais. Joinville ocupa uma área às margens da Baía da Babitonga, principal área estuarina (de encontro entre águas doce e salgada) do estado. São mais de 160 quilômetros quadrados de água, 83 ilhas, com uma extensa formação de manguezais que ocupam quase um terço da área.


Atrações turísticas:

Em Joinville há muito que fazer. Além de um amplo roteiro de museus, a cidade é sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial fora da Rússia da famosa Escola de Moscou. Os turistas têm ainda a opção de navegar, com o barco Príncipe de Joinville, pela baía da Babitonga e por São Francisco do Sul, cidade mais antiga do estado, ou conhecer a Estrada Bonita, um recanto de turismo rural a 23 km do centro, onde pequenas propriedades rurais vendem produtos de fabricação caseira. A cidade também está próxima de belas praias, como o famoso Balneário Camboriú e a paradisíaca Florianópolis. Confira mais detalhes de algumas destas opções de lazer e outros pontos turísticos de Joinville e região.


Escola do Teatro Bolshoi no Brasil:

Inaugurada em Joinville em março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial fora da Rússia da famosa Escola de Moscou. Sua proposta vincula cultura com ação social, um projeto cultural de caráter educativo. Cerca de 90% dos alunos recebem bolsa de estudo integral, o que garante, durante oito anos de curso, gratuidade do ensino,alimentação complementar, uniformes, transporte, assistência médica, fisioterápica, odontológica e orientações pedagógicas.A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é aberta para visitações internas todas as sextas-feiras, das 9 às 17h.

Onde: Rua José Vieira, Centreventos Cau Hansen

Informações e agendamento de visitas : 47 422-4070.


Estrada Bonita

Um recanto de Turismo Rural próximo ao centro de Joinville, onde pequenas propriedades rurais vendem produtos de fabricação caseira e trabalhos manuais. Nas varandas das casas pendem samambaias e floridos jardins desfilam ao longo da estrada de chão. Alambiques de cachaça, lagos para "pesque-pague", rios, cachoeiras de águas cristalinas, pastos e dois restaurantes típicos fazem parte do roteiro, que tem como pano de fundo a serra do Mar.

Onde: a 23 km do centro de Joinville, em direção a Curitiba.



Rua das Palmeiras

As 52 mudas de palmeira real - trazidas do Rio de Janeiro em 1873 - foram plantadas no jardim de entrada do Palácio dos Príncipes. Elas cresceram e se transformaram no cartão postal da cidade. Hoje, a rua tem o nome de alameda Brustlein, em homenagem ao seu criador, e está localizada bem no centro da cidade. A exuberância e a altura das palmeiras impressionam e agradam os turistas.

Onde: alameda Brustlein, em frente ao Museu Nacional de Imigração e Colonização.



Catedral Diocesana

Construção futurista, propondo contraste total com a arquitetura típica da cidade. É formada por duas conchas gigantes, famosa pelos seus jardins internos e vitrais, que com uma sucessão de símbolos e cores contam a história do homem.

Onde: Situada na avenida Juscelino Kubitschek.


Museu Nacional de Imigração e Colonização

Funciona no Palácio dos Príncipes, com exposição de mobílias, armas, teares, máquinas de escrever, de costura e até carroças e carruagens da época da colonização da cidade.

Onde: rua Rio Branco, 229 - Centro

Informações: 47 433-3736. O ingresso é gratuito e o funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 12h e das 14h às 18h.


Museu Fritz Alt:

Antiga residência do artista, em aprazível área de preservação municipal. Expõe obras de arte e objetos de uso pessoal do conhecido escultor joinvilense, autor de diversas obras, tais como o "Monumento aos Imigrantes".

Onde: rua Aubé, s/n - Boa Vista

Informações: 47 433-3811. O ingresso é gratuito e o funcionamento é de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 12h e das 14 às 17h.


Museu Arqueológico do Sambaqui:

Em Joinville existem mais de 30 sambaquis, alguns com cerca de 5 mil anos. Para preservar o rico acervo histórico e didático neles recolhido, foi criado o museu, que expõe mais de 10 mil peças arqueológicas. São elementos culturais do "Homem do Sambaqui", sua alimentação, costumes, artes e artefatos, esqueletos humanos e vestígios animais.

Onde: rua Dona Francisca, 600.

Informações: 47 433-0114. O ingresso é gratuito e o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e sábados, domingos e feriados das 11 às 17h.



Museu da Conscientização Ambiental:

A Sociesc - Sociedade Educacional de Santa Catarina -, através do Museu de Fundição, visa incentivar a valorização do indivíduo e do meio ambiente. Além de conhecer objetos raros como uma réplica do 14 BIS, de Santos Dumont, fragmentos do foguete espacial Saturno I, lançado em Cabo Kennedy em 1964, que caiu em Itaiópolis (SC), há também um tronco de madeira petrificado há milhares de anos. Além disso, você poderá participar das atividades interativas e produzir uma peça em metal.

Informações: 47 461-0148



Museu de Arte de Joinville

Antiga residência de Ottokar Doerffel, primeiro prefeito de Joinville, expõe obras do acervo e promove exposições temporárias de artistas plásticos locais e de outras procedências, além de promover eventos de conscientização cultural.

Onde: rua 15 de Novembro, 1400 - Centro

Informações: 47 433-4677. O ingresso é gratuito e o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 11 às 17h.



Museu da Bicicleta:

Primeiro e único em toda a América Latina. Dezenas de bicicletas de diversas épocas estão expostas. Todas as bicicletas pertencem ao colecionador Valter Fernandes Busto.

Onde: Antiga Estação de Cargas da Estação Ferroviária de Joinville - rua Leite Ribeiro, s/n - Anita Garibaldi

Informações: 47 9984-0963. O ingresso é gratuito e o funcionamento é de domingo a domingo, das 9 às 17h30.



Parque Zoobotânico:

Área de 40 mil m², de vegetação típica de Mata Atlântica e um belíssimo lago natural, em torno do qual foi instalado o Zoológico. Caminhando pelas trilhas observam-se variadas espécies da fauna regional, tais como capivaras, cotias, macacos, jacarés, jabutis, tigres dágua, marrecos silvestres, tucanos, corujas, araras e outros.

Onde: rua Guilherme Rau, 462 - Saguaçu

Informações: 47 431-5000. O ingresso é gratuito e o funcionamento é de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 18h.



Mirante:

Torre de 250 m de altura, no Morro do Boa Vista, região mais alta da cidade. Oferece vista panorâmica de 360º de Joinville e região, até a ilha de São Francisco.

Onde: acesso pela rua Saguaçu, s/n - Boa Vista



Parque Expoville

Localizado às margens da BR-101, junto ao pórtico de entrada da cidade, o parque possui atrações variadas para o turismo de lazer ou negócios. É o maior centro de eventos do Norte catarinense. Fazem parte do complexo uma pista de modelismo, restaurante e churrascaria, lanchonete, centro comercial com 35 lojas de produtos da região (têxteis, artesanato e chocolate), lago com pedalinhos, moinho de vento, onde é servido café colonial, e pavilhão de exposiçõoes.

Onde: Rua 15 de novembro, 4305 - junto à BR 101, km 39.

Informações: 47 453-2161. O ingresso é gratuito e o funcionamento do Centro Comercial da Expoville é diário, inclusive sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h.



Fonte: EDM Logos Comunicação Corporativa

E-mail:

Endereço: